Acesso da rodovia SP-333 tem nova denominação


29/03/2005 17:35

Compartilhar:


O governador Geraldo Alckmin acaba de promulgar a Lei 11.911, de autoria do deputado Roberto Engler (PSDB), dando nova denominação ao acesso, no Km 106, da rodovia Carlos Tonani - SP 333. Desde o dia 24/03, quando foi publicada a lei no Diário Oficial, o acesso ao município de Barrinha passou a ser denominado Paolo Di Giorgio, numa homenagem do parlamentar ao imigrante italiano que estabeleceu residência na cidade de Jaboticabal, no início do século 20.

O imigrante, vindo da região de Nápoles, chegou ao Brasil no final do século 19, onde fixou residência em Jaboticabal depois de passar pequenos períodos em outras cidades do interior do Estado de São Paulo.

Di Giorgio deixou a Europa para tentar a sorte na América no auge da revolução industrial. Aqui, tomou o rumo da maioria dos imigrantes, pós-abolição da escravatura: o interior de São Paulo, atrás das lavouras de café. Ele participou de todo o processo do cultivo cafeeiro, desde a formação da lavoura, o desmatamento da terra bruta, o preparo do solo, a fertilização, o plantio, a manutenção dos cafezais, as podas, o combates às pragas, até a colheita, secagem e comercialização dos sacos.

Paolo Di Giorgio ficou conhecido no Brasil como Paulo de Jorge e teve seis filhos com a também imigrante italiana Amália Bosseto. Todos os filhos trabalharam com o pai na lavoura de café e, mais tarde, no cultivo de cana-de-açúcar, algodão, arroz, milho, amendoim, mamona e tomate. A família Di Giorgio trabalhou também na implantação da malha ferroviária do Estado, primeiramente em São João da Boa Vista na Estrada de Ferro Mogiana e mais tarde na Estrada de Ferro Araraquarense.

"Com mais de 100 anos no Brasil, a família Di Giorgio é um exemplo de trabalho e dedicação ao país que acolheu os imigrantes como filhos eleitos", comentou o deputado Roberto Engler, justificando o motivo de sua homenagem.

"Com a força inesgotável da esperança, eles trabalharam cerca de meio século na formação das riquezas do Brasil, ajudando a construir o progresso do país, do Estado de São Paulo e do município de Jaboticabal. E deixaram o legado de uma vida de perseverança dedicada ao trabalho e à comunidade, não só para seus descendentes como para toda a sociedade regional", finalizou o parlamentar, que atendeu solicitação do vereador Luiz Carlos de Jorge, da Câmara Municipal de Jaboticabal, para a apresentação do projeto de lei.

rengler@al.sp.gov.br

alesp