Índice que mede qualidade de vida é uma das prioridades do próximo mandato de Macris

Da Assessoria
09/10/2002 17:30

Compartilhar:


O deputado Vanderlei Macris, que acaba de obter a sua maior votação desde que disputou e assumiu o mandato de deputado estadual pela primeira vez, em 1974, aos 24 anos de idade, afirma que uma das prioridades para a próxima legislatura é continuar o desenvolvimento do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS).

Macris recebeu 104.212 votos, a oitava votação entre os candidatos do PSDB. Esse será o seu sétimo mandato como deputado estadual. O deputado é um dos mais experientes parlamentares da Assembléia Legislativa de São Paulo. Foi líder da oposição e do governo Mario Covas, e presidente do Legislativo paulista de 1999 a 2001.

Durante o tempo em que presidiu a Casa, promoveu o Fórum São Paulo Século XXI, iniciativa que reuniu os principais setores da sociedade civil paulista para formular uma proposta de desenvolvimento para o Estado, centrada no aspecto social.

Do Fórum, surgiu o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), um instrumento de orientação de políticas sociais, que foi apresentado em Nova Yorque, na ONU, em fevereiro de 2001, e elogiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O IPRS é considerado pelo deputado uma das suas principais realizações. Planejado para ser divulgado a cada dois anos, o indicador estabelecerá séries históricas da situação social de cada um dos 645 municípios do Estado. Trata-se de uma radiografia que reflete a qualidade de vida dos cidadãos nas áreas de longevidade (expectativa de vida), educação e saúde.Com ele, será possível planejar as políticas sociais que poderão ser implementadas pelo governo estadual, seja ele de qual partido for, já que a sua aprovação em lei pela Assembléia Legislativa foi unânime, por todos os partidos políticos representados na atual legislatura.

O primeiro levantamento do IPRS foi divulgado no ínicio de 2001. O próximo deverá acontecer no primeiro semestre do ano que vem.

Macris quer garantir a continuidade do índice no próximo mandato, pois acredita que ele contribuirá para elevar o bem-estar da população. Para isso, conta com o convênio existente entre a Assembléia Legislativa e a Fundação Seade, que é responsável pelo levantamento de dados que compõe o índice.

alesp