Cinco deputados elegem-se prefeitos em primeiro turno


06/10/2008 19:03

Compartilhar:


Cinco deputados estaduais elegeram-se prefeitos em primeiro turno e devem abrir mão de seus mandatos na Assembléia Legislativa para assumir, em 1º de janeiro de 2009, o Executivo municipal. Outros quatro parlamentares ainda esperam a decisão final do eleitorado e disputam o segundo turno, no próximo dia 26/10.

Os eleitos são Antonio Carlos, do PSDB, que teve 25.283 votos (50,44% dos votos válidos), na disputa pela prefeitura de Caraguatatuba; Cido Sério (PT), de Araçatuba, com 43.093 votos (43,02%); Dárcy Vera (DEM), de Ribeirão Preto, com 154.793 votos (52,04%); Marco Bertaiolli (DEM), de Mogi das Cruzes, com 103.439 votos (53,24%); e Mário Reali (PT), de Diadema, com 133.893 votos (58,26%).

Pela lista expedida em 2006 pelo Tribunal Regional Eleitoral, os três primeiros suplentes da coligação PSDB-DEM já estão em exercício de mandato. Um deles é justamente Bertaiolli, no lugar do secretário municipal de Desburocratização da cidade de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM). Os outros são Eli Corrêa Filho (DEM), que substitui o secretário especial de Participação e Parceria do município de São Paulo, Ricardo Montoro (PSDB), e Gilson de Souza (DEM) ocupante da vaga deixada por Sidney Beraldo (PSDB), atual secretário estadual de Gestão Pública. Bertaiolli será convocado para substituir Dárcy Vera, como efetivo, mas deverá renunciar para assumir a prefeitura de Mogi das Cruzes, abrindo espaço para que Eli Corrêa se efetive na sua vaga. Gilson de Souza, por sua vez, será efetivado na cadeira deixada por Antônio Carlos. Em resumo, não haverá nenhum nome novo desta coligação, pelo menos até os resultados do segundo turno.

Já no caso dos dois deputados petistas a serem sustituídos, o primeiro nome a emergir como suplente é o do ex-deputado Fausto Figueira. Em seguida vem o de Francisco Britto, recém-eleito prefeito de Embu. Ao optar por seu novo cargo, Britto abrirá espaço para a ex-deputada Beth Sahão, candidata não eleita à prefeitura de Catanduva. Todos esses suplentes serão convocados por meio de ato do presidente da Casa, Vaz de Lima, publicado no Diário Oficial. Quem optar por não assumir a vaga de deputado terá de apresentar termo de renúncia.

Passarão pelo segundo turno os deputados Orlando Morando, do PSDB, que concorre à prefeitura de São Bernardo do Campo; Sebastião Almeida (PT), em Guarulhos; Valdomiro Lopes (PSB), em São José do Rio Preto; e Vanderlei Siraque (PT), em Santo André. No total, 32 deputados estaduais eram candidatos a prefeito ou vice-prefeito no Estado de São Paulo.

alesp