Protocolado pedido de CPI da Violência Policial


20/02/2004 16:14

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Renato Simões

O deputado Renato Simões (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, protocolou na quinta-feira, 19/2, requerimento de CPI para investigar o aumento da violência policial em São Paulo. Além dos deputados de sua bancada, Simões conseguiu o apoio de parlamentares do PC do B, PPS, PSB, Prona, PMDB, PSC, e PDT, obtendo as assinaturas necessárias para requerer a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito.

Composta por nove membros, a CPI terá 90 dias (após sua instalação) para investigar a violência policial no Estado. Segundo dados da própria Secretaria de Segurança Pública, em 2003 foram registrados 868 homicídios praticados por policiais militares no Estado de São Paulo, o que significa um aumento de 60% em relação ao ano anterior.

O anúncio da CPI da Violência Policial foi feito na reunião da Comissão de Direitos Humanos, na semana passada, quando foram ouvidos relatos de familiares de duas vítimas fatais da violência policial: do adolescente Ivo Mucillo Júnior, no dia 1º de fevereiro, espancado até a morte em frente à casa de shows e eventos Usina Royal, no Bairro do Taquaral, em Campinas; e do dentista Flávio Ferreira Sant'Ana, no dia 3 de fevereiro, morto a tiros após deixar a namorada no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

rsimoes@al.sp.gov.br

alesp