Extinção de cadeia em Santos


07/11/2005 16:58

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) quer que o governo do Estado antecipe a extinção da cadeia anexa ao 5º Distrito Policial, situado na zona noroeste de Santos. A parlamentar tomou a iniciativa após mais uma tentativa de resgate de um preso que estava detido no local, ocorrida na noite do último domingo, 6/11. A solicitação foi encaminhada diretamente ao governador Geraldo Alckmin e tem apoio do presidente do Conselho de Segurança da Zona Noroeste (Conseg), Alcides Fonseca, o Cidão.

Para a deputada Prandi, a população não pode esperar pela construção do Centro de Detenção Provisória (CDP), na Área Continental da cidade, para se ver livre do problema. "Os moradores do entorno vivem em clima de medo. Quando não são rebeliões ou fugas, são tentativas de resgate. Isto precisa acabar e não podemos esperar até o final de 2006, quando o CDP deverá estar pronto", enfatiza a parlamentar, que recentemente se reuniu com o secretário estadual de Administração, Nagashi Furukawa.

No encontro, ocorrido há exatamente um mês, o titular da pasta informou que os trâmites burocráticos devem estar concluídos até janeiro, o que permitiria a entrega do novo CDP em setembro de 2006. O equipamento terá 768 vagas e receberá os presos atualmente encarcerados nas cadeias de Santos, Guarujá e Bertioga. "Enquanto isso não acontece, é preciso buscar uma alternativa que passa pela remoção dos detentos do 5º DP para os CDP"s já existentes em São Vicente e Praia Grande", argumenta a deputada Prandi.

Conforme recordou a parlamentar, em junho do ano passado, a Secretaria Estadual de Segurança Pública chegou a divulgar que a cadeia seria extinta tão logo o antigo Dacar de Praia Grande fosse transformado em um CDP. "Isto já aconteceu e mesmo assim o xadrez continua funcionando. Vamos buscar do governo o cumprimento de um compromisso que ficou perdido no tempo", enfatizou Maria Lúcia Prandi. Atualmente, a cadeia anexa ao 5º DP está com cerca de 90 detentos.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp