Fantasia e abstração, consciência crítica e energia gestual na obra de Hedwa Megged

Emanuel von Lauenstein Massarani
05/11/2002 14:21

Compartilhar:


A pintura de Hedwa Megged tem o seu núcleo propulsor numa espécie de intimismo ardente que estimula o crescimento e a dilatação do fluxo das imagens, numa projeção expressiva, audaz e veemente. Paulatinamente ela constrói a própria verdade ideal, poética e humana.

Essa artista alcançou desde muito cedo uma dimensão estética "experimentando" e "re-experimentando" um abstracionismo naturalístico pleno e sugestivo, perfeitamente congênito ao seu temperamento e ao chamamento de sua inspiração.

A sua iconografia está desvinculada de toda paráfrase conhecida, livre de todo e qualquer lugar comum ou manipulação. Ela é impregnada de uma imaginação febril e dinâmica, que nasce de um acontecimento emotivo, de uma natureza que, na sua transformação, abre zonas fecundas no espírito. Ela é revivida em ângulos diversos, num exultante jogo de tramas, onde fantasia e abstração, consciência crítica e energia gestual, encontram o seu justo contraponto e um ponto ideal de confluência.

Na multiplicidade de fenômenos encontramos suas experiências, sua paixão, seu sangue, sentimentos e sobressaltos libertadores que se reúnem no seu universo poético -- universo esse vitalizado de elementos móveis, às vezes suspenso entre a levitação de um sonho e aterrando numa tocante sensação.

Nesse âmbito expressivo se desenvolve a sua caminhada pictórica, caracterizada por uma viva luminosidade de relações e incidências tonais que vão do verde ao azul, do vermelho ao branco. Assim nascem as páginas coloridas de sua intensa autobiografia espiritual, impressas num tecido cromático diversificado e homogêneo, onde os dados naturais se transformam em iluminadas metáforas e a onda sensitiva emocional é reconduzida com ritmo dissonante a traslados inesperados.

O passado e o presente, as coisas vistas e sonhadas são absorvidas em função dialética, como símbolos de uma vida intensa na qual estão envolvidas as nossas distâncias metafísicas, os nossos oásis de paz, de espanto, o limite ilusório dos espaços que se alargam ao infinito.

Hedwa Megged assim transmite o seu empenho, a sua interioridade, na série Os Quatro Elementos, da qual doou ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa os quadros Água e Terra. Nesse díptico, a pintora nos devolve o eco daquele caloroso e palpitante humanismo e daquele amor próprio de espíritos jovens, aberta à desejada identificação de si mesma com o mundo e com os outros seres.

A Artista

Hedwa Megged nasceu no Kibutz Hulda, em Israel. No período de 1959 a 1963, estudou na Escola Superior de Belas Artes em Bat-Yam, Tel-Aviv (Israel). Entre 1965 e 1967, participou na Universidade Federal do México do grupo de artistas orientados pelo grande mestre David Alfaro Siqueiros. Em 1972, veio ao Brasil e desde então tem se dedicado ao trabalho artístico em múltiplas técnicas e suportes.

A partir de 1977, iniciou também sua atividade pedagoga ensinando Artes Visuais para profissionais. Desde 1985 reside no Rio de Janeiro, onde acrescenta à sua experiência a pintura sobre seda. Em 1981, confeccionou cenários e figurinos para o espetáculo Teatro-Dança no Festival de Dança realizado em Salvador e, posteriormente, em São Paulo.

Realizou mais de 28 exposições individuais em Israel, México, Estados Unidos e Brasil e participou de mais de 35 exposições coletivas com pinturas, gravuras e desenhos no Brasil e no exterior. Dessas exposições destaca-se sua participação no: 1º Salão da Funarte (1978); 2º Salão da Funarte (1979); 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª edições do Salão de Arte Brasileira da Fundação Moa, Salão Nacional de Arte Contemporânea (1977 e 1984), Panorama da Arte Brasileira no MAM, São Paulo; 5º Salão de Desenho Brasileiro em Curitiba (1983); 15 anos de Exposição Brasil-Japão (1987); Traje, Um Objeto de Arte? - Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Portugal (1991); Art to Wear, em Dusseldorf e em outras três cidades da Alemanha (1995 e 1996); De pé cabem mais - Mercado de Arte e Cultura (1997); Jardins Adjacentes - Mercado de Arte e Cultura (1997); 500 Anos de Design Brasileiro - Pinacoteca do Estado, São Paulo (2000).

alesp