A última do bestiário tucanês

OPINIÃO - Luiz Gonzaga Vieira*
09/05/2003 17:11

Compartilhar:


Sempre achei o humor, principalmente se aplicado com inteligência, a maior forma de crítica e denuncia social. Ao longo de minha vida pública e civil, vi regimes e governos serem acidamente contestados pela inventividade de cronistas, pelo sarcasmo de humoristas e pela tenacidade de quem sabe despertar com o riso descompromissado a mais profunda reflexão.

Gargalhadas à parte, venho me deliciando com a tentativa do impagável José Simão em se distanciar do seu complexo e rebuscado dicionário, creditado a nós tucanos. A cada dia surge em sua coluna um novo verbete, nem um pouco óbvio. Assim como Simão não consegue desvencilhar-se desse léxico bestial - à maneira portuguesa -, o país parece não esquecer das reformas iniciadas pelo PSDB. Sequer o atual governo, tão contrário em momentos de palanque, mostra-se distante do rumo implementado por Fernando Henrique Cardoso.

Freud e quem sabe Lacan explicariam. O país mesmo após o resultado incontestável das urnas revela-se cada vez mais afeito às políticas e aspectos ideológicos implementados pelos peessedebistas. Simão também. Talvez ainda não tenha percebido. A derradeira de seu divertido vocabulário tem sempre mais uma definição. Outra piada, uma final consideração. O Brasil e sua gente descobrem que nossas propostas continuam e não são resumidas a mandatos ou cargos. Mais do que um projeto de poder, o PSDB tem um projeto para a nação. Nossos ideais são dinâmicos. Adaptáveis, mas não estanques.

E o agora infindável bestiário tucanês continua, nas páginas da Folha de São Paulo, no talento de Simão, na boca do povo. O PSDB deixa como lastro mais que estabilidade e reformas. O partido de Covas, Montoros, Vilelas e Motas prossegue e persegue seus objetivos. E isso é simples, fácil de entender. Tucanaram a política, com honestidade, preparo e capacidade de realização. Quem quiser que conte outra. A última, derradeira, fatal e finalíssima do dicionário tucano que tem no trabalho sua principal definição.

*Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) é deputado estadual pelo segundo mandato consecutivo.

alesp