Sessão solene comemora 30 anos da Fundação Seade


14/11/2008 19:17

Compartilhar:


Para comemorar os 30 anos da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a Assembléia, por iniciativa do deputado Samuel Moreira (PSDB), realiza nesta segunda-feira, 17/11, às 10h, sessão solene no plenário Juscelino Kubitschek. Durante a cerimônia, será homenageado o ex-governador do Paulo Egydio Martins, que assinou o decreto de criação da fundação, em 1978. Também haverá o lançamento do livro Seade, uma história exemplar, elaborado por Shozo Motoyama, Renato Teixeira Vargas e Maria Cecília Comegno.

A Fundação Seade, órgão vinculado à Secretaria de Economia e Planejamento, é um dos mais especializados centros nacionais de produção e disseminação de pesquisas, análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. Possui detalhados bancos de dados sobre todas as regiões e municípios do Estado, disponibilizados em sua página eletrônica (www.seade.gov.br).

A Seade realiza ainda estudos populacionais e acompanha a dinâmica demográfica regional, elaborando, a partir dos indicadores demográficos, cenários de crescimento futuro. Outra importante atividade da fundação é a produção de dados sobre emprego e desemprego na Região Metropolitana de São Paulo e sobre condições de vida no Estado.

No início de 2001, a Fundação Seade consolidou, por solicitação da Assembléia, metodologia e sistemas para captação e avaliação dos esforços empreendidos pelo poder público em prol do desenvolvimento social em âmbito local, bem como para mensuração do grau de participação e controle da sociedade civil sobre tais ações. Esses estudos, a exemplo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), culminaram na criação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), cuja finalidade é subsidiar a formulação e a avaliação das políticas públicas paulistas.



imprensa-psdb@al.sp.gov.br

alesp