Em marcha, a Região Metropolitana de Sorocaba


20/12/2010 19:44

Compartilhar:


Nesta sexta-feira, 17/12, Hamilton Pereira (PT) foi diplomado para exercer sua 5ª legislatura, fazendo história como o primeiro parlamentar sorocabano a assumir o quinto mandato. Ele defende o desenvolvimento regional como a solução para a maioria dos problemas do Estado.

O parlamentar é autor do Projeto de Lei Complementar 33/2005, que cria a Região Metropolitana de Sorocaba, englobando 17 municípios. A proposta surgiu por ocasião da integração de todos para o planejamento do desenvolvimento regional e busca de soluções para os problemas comuns a diversos municípios.

"Essa experiência nos propiciou a oportunidade de enxergar a falta de empenho do governo do Estado em apoiar esse tipo de organização", observa Hamilton Pereira. "Somente em 2010 é que surgiram alguns aliados e representantes do governo falando sobre a importância da metropolização, porém, sem que houvesse nenhum avanço concreto para fortalecê-la", completou.

Para Hamilton Pereira, os críticos do projeto de sua autoria partem do princípio de que a figura jurídica da Região Metropolitana não resolveu o problema de outras localidades, como o caso da Grande São Paulo. "A discussão não pode ser reduzida a tal fato", protesta.

"Não só tenho lutado pela aprovação da nossa propositura, uma das únicas a avançar nas comissões temáticas, como defendo que os organizadores das regiões metropolitanas ou dos aglomerados urbanos devem receber reconhecimento e apoio do governo do Estado", completou.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp