Vigilância Sanitária do Estado acompanha investigação


01/06/2011 10:23

Compartilhar:


A pedido de Estevam Galvão (DEM), a Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo está acompanhando os procedimentos da Secretaria de Saúde de Suzano, a fim de apurar a causa das mortes de mais de 17 bebês, neste ano, na Santa Casa do município.

Segundo ofício, já foi solicitado "à Vigilância Sanitária Regional que seja realizada inspeção sanitária compartilhada com a VISA municipal, sendo que a situação deve ser investigada criteriosamente em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, com a maior urgência possível".

O ofício foi expedido pelo gabinete do secretário estadual da Saúde, no dia 24/5, após solicitação do deputado, em 20/5. "Neste caso aguardaremos o relatório conjunto, minucioso e conclusivo", reitera o ofício da Secretaria Estadual da Saúde.

Para o deputado, o caso deve ser tratado com a máxima seriedade possível. "É preciso verificar a real causa das mortes, esta situação não é normal. Mais de 17 mães entraram na Santa Casa para dar à luz e saíram de lá sem seus filhos nos braços. Essa perda é irreparável. Nestas condições, que mãe vai ter coragem de ter seu filho na Santa Casa de Suzano? Apesar do município contar com a gestão plena e a Santa Casa ser administrada pela prefeitura municipal, solicitei o apoio do Estado para que o problema seja solucionado em definitivo. O caos na saúde não pode continuar", afirmou Estevam. (pm)



egalvao@al.sp.gov.br

alesp