Proposta criação de clínica para dependentes de drogas e álcool


25/04/2011 10:55

Compartilhar:


Marcos Neves, líder do PSC, propôs ao governador Geraldo Alckmin a criação de clínica para tratamento de dependentes químicos em Carapicuíba (Indicação nº 332/2011).

De acordo com o deputado, o tratamento de jovens com dependência de álcool e drogas pode ter tempo médio de permanência de um a três meses. Durante esse período, os pacientes vão contar com a participação da família em algumas atividades, o que será importante para o sucesso da recuperação. As atividades físicas, educacionais e orientação vocacional também fazem parte do processo de tratamento.

"É um novo modelo de tratar esses pacientes, que antes tinham como opção apenas o atendimento ambulatorial nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) ou internações curtas em hospitais gerais, para desintoxicação. A participação dos familiares, aliada às demais técnicas ao longo do tratamento, será fundamental para a recuperação dos jovens", afirma o deputado.

A idéia é ter uma clínica no modelo da Clínica Chestnut, de Illinois, nos Estados Unidos. A técnica americana incorpora a participação da família no tratamento, além das demais atividades oferecidas. Nos EUA a recuperação supera os 70%.

"Há uma urgente necessidade de termos em Carapicuíba uma unidade especializada para apoiarmos os usuários que desejam tratar e abandonar o vício, seus pais, parentes, amigos e cuidadores", afirma Marcos Neves. (pm)



marcosneves@al.sp.gov.br

alesp