Mostra de Cultura Afro-Brasileira é destaque na Assembléia


27/11/2000 14:25

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa de São Paulo e o Fórum São Paulo Século XXI realizarão, nos dias 28 e 29 de novembro( terça e quarta-feira), a I Mostra de Cultura Afro-Brasileira, um evento que tem como objetivo resgatar a cultura negra e sua história cultural, colocando a população em contato com essas manifestações. As atividades acontecerão durante todo o dia nas dependências da Alesp, com shows, mostras de arte e debates sobre temas ligados ao assunto da Mostra.

A abertura da I Mostra de Cultura Afro-Brasileira será às 9horas da terça-feira, com saudação da Mãe Silva de Oxalá. Em seguida, será realizado o debate "Brasil, Outros 500: Negros e Índios - A Cultura Como Instrumento da Resistência". O debate, que será coordenado pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT), terá a participação de Marcos Tupã, representante das populações indígenas; Benedito Alves da Silva, representante estadual das Comunidades Negras Rurais (Quilombos); Magali Mendes, coordenadora do Grupo Mulheres do Feconezu; Salomão Jovino da Silva, professor da PUC; e Flávio Jorge, do Fórum Estadual de Entidades Negras.

O objetivo desse primeiro encontro da mostra, segundo Hamilton Pereira, é traçar um painel do que hoje é a cultura afro-brasileira no país e como vivem seus representantes. A questão do índio também será abordada, uma vez que o preconceito cultural sofrido pelos descendentes dos primeiros habitantes do país é tão forte quanto o sofrido pelos negro. Prova de que o processo de exclusão nunca parou em 500 anos de história.

"Os negros, assim como os índios, formaram a base da construção do que hoje é o país e nunca tiveram o respeito que merecem", diz o deputado Hamilton Pereira. "Por isso, esse debate será importante para que possamos analisar as questões e encaminhar propostas com pessoas que estão vivendo isso na pele e estudam o assunto."

Este ano foi um bom momento para se discutir questões dessa natureza, com as comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil. O que deveria ser um momento de reflexão, porém, mostrou-se uma festa de barbárie, com confronto entre policiais e grupos de indígenas e representantes da comunidade negra, que quiseram aproveitar o espaço para fazer o assunto vir à tona. "Esses incidentes e tantas outras coisas que vemos no nosso dia-a-dia no Brasil só mostra que ainda temos muito o que lutar para chegarmos a uma igualdade de direitos e de oportunidades para todos", completa Hamilton.

Shows musicais. A programação da I Mostra de Cultura Afro-Brasileira seguirá no período da tarde de terça-feira com exposições e shows musicais. Às 14h, será aberta a mostra de trabalhos dos artistas plásticos João Cândido, Jofe dos Santos e Jailton Cerqueira, e das artesãs Dilma Ana Pereira, Tânia Maria Vargas, Marisa Moura e Adriana Peixoto. Em seguida, às 16horas, o fotógrafo Sebastião M. de Souza mostrará fotos e documentos literários. Fotos e documentos sobre André Rebouças compõem o trabalho que o artista plástico Davi Rodrigues apresentará em seguida. A tarde reserva ainda espaço para lançamento dos livros "Globalização e Racismo no Brasil", de Dannis de Oliveira, e "A Negação do Brasil: O Negro na Telenovela Brasileira", de Joelzito Araújo. Também haverá uma exposição das publicações "Quilombo Hoje - Cadernos Negros" e das revistas "Raça" e "Etnic". A partir das 17h, shows de rap com os grupos "Focos de Periferia" e "Extremo Cartel" e exibição de capoeira com a "Família Irmãos Unidos" e Mestre Natal encerrarão as atividades do dia.

A programação da quarta-feira começa às 10h com o debate "Discriminação, Preconceito e Racismo: Igualdade de Oportunidades x Igualdade de Condições", que será coordenado pelo deputado Nivaldo Santana (PCdoB). Participarão do encontro: Eunice Prudente, professora da Faculdade de Direito da USP; Maria Aparecida Silva Bento, professora da PUC e diretora do Centro de Estudos de Relação do Trabalho e Desigualdade; Hélio Santos, professor e ex-presidente do Conselho Estadual da Comunidade Negra; Kabenguelê Munanga, professor e diretor do Centro de Estudos Africanos da USP; Juarez Tadeu, jornalista e coordenador da Unegro; e Celso Fontana, advogado de Direitos Humanos.

Às 14 horas, está agendada uma apresentação musical com Marcelo Riba. Na seqüência, serão realizados um debate e o lançamento da cartilha "Mapa da População Negra no Mercado de Trabalho no Brasil". Participarão da atividade Walter Barelli, secretário estadual de Relações de Emprego e Trabalho; Kabenguelê Munanga, professor e diretor do Centro de Estudos Africanos da USP; Antonio Funari Filho, delegado regional do Trabalho; Neide Aparecida Fonseca, diretora do Inspir; Maria Isabel Silva, secretária de Relações Sociais da CUT. Os trabalhos serão coordenados pelo deputado estadual Nivaldo Santana (PCdoB).

Durante as atividades da tarde, será realizada uma homenagem do ex-vereador Vital Nolasco ao professor Clóvis Moura pelos serviços prestados à comunidade negra. O encerramento do evento será às 17horas com o Grupo Cultural Afro-Brasileiro.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp