Deputado defende profissionais do Guilherme Álvaro


10/02/2006 10:19

Compartilhar:


O deputado e médico Fausto Figueira (PT), em pronunciamento feito no plenário da Assembléia Legislativa, fez a defesa dos profissionais que prestam atendimento no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, avaliado negativamente em pesquisa promovida pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT).

Figueira responsabiliza o Governo do Estado pelos problemas do hospital, o qual concentra o atendimento de toda a população da Baixada que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Como profissional da saúde, realizo atendimento diário e faço cirurgias no Hospital Guilherme Álvaro", afirmou o deputado. "Isso me permite conhecer de perto sua realidade, seus problemas e as principais dificuldades enfrentadas por todo o seu quadro de profissionais", comentou.

Para Fausto, que é também primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, a principal dificuldade enfrentada é o ônus de ser o único hospital da Baixada a prestar atendimento pelo sistema público. "O Governo do Estado, por meio de sua Secretaria da Saúde, já deveria ter disponibilizado outras instituições da região para atender patologias básicas, evitando o acúmulo de trabalho no Guilherme Álvaro", opinou.

O parlamentar não nega a existência de problemas no hospital, mas alega que eles têm origem no mau gerenciamento do sistema de saúde estadual e na insuficiência de estrutura e de pessoal para que se atinja o nível de excelência necessário.

Figueira disse que pesquisas como a do IPAT servem para alertar a população sobre a existência do problema. "O Governo do Estado precisara tomar providências para solucionar estes problemas. O ônus não pode ficar para o quadro de profissionais do Hospital Guilherme Álvaro, do qual orgulhosamente faço parte", concluiu.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp