Figueira e Antonieta reúnem-se com Barjas Negri para tratar de problemas em conjuntos habitacionais


16/10/2003 19:38

Compartilhar:


Da assessoria do deputado fausto Figueira

CDHU garantiu instalação de hidrômetros e caixas d'água de PVC em Cubatão

O deputado Fausto Figueira (PT) e a vereadora Maria Antonieta de Brito, do PT de Guarujá, reuniram-se no início da semana com o secretário estadual da Habitação, Barjas Negri, na Capital, para pedir providências em relação aos problemas nos conjuntos habitacionais Mário Covas, em Cubatão, e Ulysses Guimarães, em Guarujá, ambos desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

No Conjunto Mário Covas, localizado na Vila Natal, os moradores reivindicam a instalação de hidrômetros individuais. Atualmente, apenas um medidor opera para cada conjunto de cinco blocos. Em razão da inadimplência de alguns, os cortes de fornecimento afetam todos os moradores.

Segundo o superintendente da CDHU, Eduardo Trani, o custo da instalação individual é alto, mas o problema poderá ser minimizado com hidrômetros em cada bloco, que serão instalados em breve. No caso das caixas d'água de amianto, substância considerada cancerígena, a substituição por reservatórios de PVC também será feita em curto período de tempo, segundo a companhia.

"O secretário encaminhará o diretor financeiro da CDHU, Wagner Linhares, para estudar os casos de inadimplência e conduzir a renegociação das dívidas dos mutuários", comentou Figueira. O conjunto abriga atualmente cerca de 500 famílias e 2.500 pessoas, que foram transferidas do Morro do Marzagão, por determinação judicial, e que passaram a arcar com as prestações dos apartamentos, "o que vem ocasionando um grande número de inadimplência", afrima Márcia Rosa.

Durante a reunião, a vereadora Maria Antonieta pediu providências em relação aos contratos de gaveta e a renegociação da dívida dos mutuários do Conjunto Habitacional Ulysses Guimarães, no bairro Morrinhos III, que conta com 480 apartamentos. Em agosto deste ano, ela entrou com uma representação na Promotoria Pública da Habitação e Urbanismo da Comarca de Guarujá pedindo solução para as ações de reintegração de posse. Em 2001, a Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara de Guarujá, presidida pela vereadora, elaborou um relatório técnico indicando falhas estruturais no conjunto e aguarda desde então uma solução para o caso.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp