Siegbert Franklin infunde em suas figuras um sentido de inquietação e tensão repressiva

Emanuel von Lauenstein Massarani
08/11/2002 14:00

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O princípio evolutivo de Siegbert Franklin se desenrola mediante uma minuciosa e meditada busca de meios expressivos com o preciso desejo de solucionar, através do gesto pictórico, a sua análise sobre o ambiente em que vivemos e estamos submersos com toda uma série de restrições e condicionamentos que vinculam o homem a uma dimensão restritiva da própria personalidade.

Nesse sentido, o pintor se volta em direção ao mundo dos humildes, dos excluídos, dos desajustados, dos idosos, que são em geral os mais marginalizados da nossa sociedade de consumo.

Como resultado dessa atitude, aparecem em sua obra figuras absorvidas, esmagadas pela insensibilidade dos outros, das quais o pintor colhe os aspectos quotidianos, as esperas impotentes de um futuro que para muitos não trará, em definitivo, nada de novo e de diferente.

Sua pintura se coloca como alternativa aos "mass-média", como denúncia aberta, na qual Siegbert Franklin posiciona-se ao centro do problema para tirar as suas conclusões, fazendo seu um aspecto de nossa vida, infundindo em suas figuras um sentido de inquietação e de tensão repressiva. Assim é a obra doada pelo artista ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, realizada em técnica mista e intitulada The Illustrated Man.

Austeridade de um lado, criatividade de outro, permitem ao leitor de sua obra encontrar, nas sombras profundas de suas telas, o lirismo de seus claros e de seu moderado cromatismo, onde a figura humana - seu objetivo principal - ocupa o centro das atenções. Figurativismo e abstracionismo criam dissonâncias, mas se incorporam em perfeita cumplicidade

O Artista

Siegbert Franklin -- pintor, desenhista e gravador -- nasceu em Fortaleza, Ceará, no ano de 1957. Trabalha, atualmente, com instalações e multimídia, computação gráfica e infogravura.

Participou de vários salões oficiais e exposições coletivas, entre eles: VII Salão Nacional do Estado do Ceará - Casa de Cultura Raimundo Cela - Fortaleza, Ceará (1981); 47º Salão de Belas Artes de São Paulo - Pavilhão da Bienal - São Paulo (1982); VII Exposição de Belas Artes Brasil - Tokio/Osaka/Kioto - Japão (1985); The International Museum of 20 Century Arts and Cultural Centre (1991); The Brazilian Institute of Arizona, Inc. End Fagan - Peterson Fine Art, Inc. - Estados Unidos (1991); Espaço Luz - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - São Paulo (2000); MAC21 Feira Internacional de Arte Contemporâneo - Pabellon de Exposiciones - Marbella, Espanha (2000).

Entre suas exposições individuais destacam-se: "Feira de Ilusões" - Galeria Antônio Bandeira - Fortaleza, CE (1977); "Luzes do Equador" - Centro Cultural Brasil-Alemanha - Fortaleza, CE (1978); Galeria do Ideal Clube, Fortaleza, CE (1980 e 1981); "Aquarelas" - Chroma Galeria - São Paulo (1986); Galeria Oscar Seráfico, Brasília (1989); "Luzes do Equador" - Circuito Intercolegial e Universitário de Jaboticabal (1998); Art-Web2000 - Künsthaus - Nuremberg, Alemanha (2000); "Lembranças do Futuro" na Kasper Haus - Nuremberg, Alemanha (2001); Salão de Exposições da Prefeitura de Nuremberg, Alemanha (2002).

Suas obras encontram-se em importantes coleções oficiais e particulares: Museu de Arte de São Paulo; Paço das Artes, São Paulo; Museu de Arte Contemporânea, Curitiba; Museu de Arte Moderna da Bahia; Museu da Universidade Federal do Ceará; Museu de Arte Moderna, São Paulo; Museu de Arte de Ribeirão Preto; Museu Banespa; Museu CCBEU, Belém do Pará; Embaixada do Chile, Berlim (Alemanha); Assembléia Legislativa do Estado São Paulo.

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