Da Tribuna


18/03/2009 19:29

Compartilhar:


Segurança pública



Olimpio Gomes (PV) parabenizou o governador José Serra por aceitar o pedido de exoneração do secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, e cumprimentou o povo paulista, classificando o fato como uma vitória e afirmando que a tendência é que a segurança melhore daqui em diante. O deputado disse também que a saída do secretário sinaliza ainda mais a necessidade de apuração, através de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), dos supostos crimes de que a alta cúpula da secretaria é acusada, como a possível venda de cargos na polícia. "Esta Casa tem obrigação de apurar os fatos", disse Olimpio, pedindo aos deputados que assinem a proposta da CPI. (TB)



Clodovil Hernandes



Milton Flávio (PSDB) expressou solidariedade aos eleitores que sentiram a perda do deputado federal Clodovil Hernandes que, de acordo com o parlamentar paulista, travou lutas muito importantes no Congresso Nacional, além de ter sido cronista social, estilista, jornalista e ator. Lembrou que Clodovil foi eleito deputado em 2006 com um número expressivo de votos. Milton Flávio ainda falou sobre o câncer de próstata, doença da qual sofria Clodovil, e que tem como única forma de prevenção o diagnóstico precoce. "Há 12 anos São Paulo faz o que Clodovil queria que o Brasil fizesse, tornar obrigatório o diagnóstico precoce do câncer de próstata", disse, referindo-se a projeto de sua autoria aprovado pela Assembleia que prevê o exame de preveção desse tipo de câncer. (TB)



Apaes



Em homenagem ao deputado Clodovil Hernandes, o deputado Ed Thomas (PSB) comentou que, apesar de curta, a trajetória política do parlamentar foi marcante. Thomas, que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Apae, enfatizou que as 310 unidades da instituição necessitam do repasse de verba do Fundo de Desenvolvimento de Educação Profissional (Fundep) para atender os 80 mil alunos que estudam na instituição. (LP)



Porto de Santos



"O Porto de Santos representa 1/3 de todo o comércio externo do país e seu crescimento é fundamental e inevitável", disse o deputado Fausto Figueira (PT) ao falar de restrições que o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) pretende aprovar para coibir o desenvolvimento do porto. Para Figueira, o desenvolvimento do Porto de Santos é compatível com as questões ambientais. (LP)



Missão de paz



O deputado Marcos Martins (PT) leu notícia de jornal de Osasco que fala sobre a participação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco na preparação de homens do 2º Batalhão de Polícia do Exército do município que vão compor a 11º contingente de Missão de Paz da ONU no Haiti. Martins também falou de portaria, do Executivo, que proíbe o uso de produtos que contenham amianto em edificações públicas. (LP)



Transgressão



Carlos Giannazi (PSOL) comentou que, em visita às escolas da rede pública, constatou que os telhados das edificações ainda são de amianto, representando uma transgressão à legislação aprovada pela Assembleia. O deputado também falou sobre a exoneração de Ronaldo Marzagão da Secretaria de Segurança Pública. "Isso demonstra o quanto estávamos certo com relação à sua administração." (LP)



Hospital de Mauá



Donisete Braga (PT) falou de audiência que representantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC tiveram com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no dia 17/3, em Brasília. O objetivo foi tratar da situação do Hospital Doutor Radamés Nardini. Localizado em Mauá, o hospital, que atende grande número de pacientes, passa por séria crise financeira. (LP)



Crítica



Adriano Diogo (PT) criticou o governo do Estado pelo erro nos mapas da América do Sul em livros distribuídos a escolas estaduais. O deputado caracterizou como uma vergonha o fechamento do ambulatório do hospital Cruz Azul por dois anos e a iniciativa de buscar dinheiro na iniciativa privada para sua reabertura. (MC)



Falta de assunto



Para Milton Flávio (PSDB), o PT não consegue mudar o disco e só apresenta críticas ao governador. "Qual a responsabilidade do governador José Serra em fiscalizar uma cartilha com erros e fazer a sua substituição?", questionou. Segundo ele, alguns parlamentares do PT estão dizendo que o governo está reformando escolas de lata. "Estão sendo reformadas sim, mas com alvenaria", disse. Milton Flávio criticou governos do PT mencionando como exemplo o que foi feito no Pará, Estado governado pelo partido, em que adolescente foi preso e sofreu abuso sexual na prisão. (MC)



Escola de lata



Enio Tatto (PT) disse que esteve presente na escola Recanto Campo Belo e que está sendo reconstruída sim por escola de lata, e não de alvenaria. Enio respondeu a Milton Flávio: "Existem muitos assuntos para discutirmos. O problema das enchentes e da saúde são exemplos", completou. (MC)



Defesa



Para Samuel Moreira (PSDB), o governador Serra está precupado em governar bem São Paulo e tem realizado várias ações na área da saúde. Moreira argumentou que erros podem acontecer, mas que serão apurados. "Devemos ter tranquilidade e passar confiança ao eleitor", disse. (MC)



Erro nos mapas



Sobre o erro nos livros distribuídos pela Secretaria da Educação, Roberto Felício (PT) admitiu a possibilidade de erros serem cometidos, mas entende que alguém deve responder pelos fatos e arcar com as consequências. "Não acho que a secretária da Educação deva fiscalizar os mapas", esclareceu. (MC)



Professores



Para Maria Lúcia Prandi (PT), a possibilidade de cometer erros não tira a responsabilidade da Secretaria da Educação quanto aos livros serem distribuídos com erros às escolas. A deputada falou sobre a prova aplicada aos professores pela Secretaria Estadual da Educação, e que muitos tiraram nota zero. "A maioria deles não compareceu, daí a nota zero", disse. Prandi registrou que não acha certo a secretaria culpar os professores. (MC)



Decreto



Vanderlei Siraque (PT) criticou o Decreto 54.094, do governador José Serra. Segundo Siraque, o decreto declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, imóveis situados em Porto Feliz, para instalação de unidade prisional. (MC)

alesp