Da Tribuna


17/06/2010 20:30

Compartilhar:


Intransigência



Carlos Giannazi (PSOL) agradeceu as assinaturas de parlamentares em seu pedido de instalação de uma CPI do Judiciário para investigar a falta de transparência por parte desse Poder. Segundo Giannazi, o Tribunal de Justiça continua intransigente com os trabalhadores em greve, não abrindo canal de negociação. "Se os parlamentares foram desrespeitados (quando pediram audiência ao presidente do TJ), ficamos imaginando como são tratados os funcionários", declarou. O deputado fez um apelo ao presidente do tribunal para que atenda as entidades representativas da categoria, que, segundo ele, fazem reivindicações justas, dentro da lei. (NS)



CPI do Judiciário



Para Olimpio Gomes (PDT), a instalação de uma CPI do Judiciário é "mais do que necessária para haver transparência dos gastos públicos". O parlamentar afirmou ainda que o Poder Executivo, através do secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Antonio Guimarães Marrey, afirma que o movimento dos trabalhadores do Judiciário não é uma reivindicação justa, mas sim um movimento político. "Nosso papel é o de mediação, embora sejamos desconsiderados", declarou. Para Gomes, o que está acontecendo com os servidores do Judiciário é imoral e antiético.



Respeito ao cliente



Ed Thomas (PSB) fez um apelo ao presidente do Banco do Brasil para analisar a situação do atendimento ao funcionalismo de São Paulo, para que seja feito com mais respeito. A mudança no banco Nossa Caixa, após sua venda ao BB, tem, segundo ele, provocado muitos desconfortos para os clientes, que vivem situações constrangedoras. "Sabemos que existe um período de adaptação, mas tem de haver respeito", declarou. O parlamentar também falou sobre a paralisação dos trabalhadores do Judiciário, que, segundo ele, "estão exigindo simplesmente aquilo que lhes é de direito". (NS)



Desvio de função



Olimpio Gomes (PDT) falou sobre o avanço da criminalidade no Estado e, de acordo com ele, o governo estadual tem grande responsabilidade por essa situação. Gomes afirmou que o governo vem utilizando o serviço de policiais em atividades que não dizem respeito à segurança pública: "Até mesmo na Assembleia existem diversos deputados que desviam policiais de suas funções, o que caracteriza crime de improbidade administrativa", afirmou. Ele defendeu uma "limpeza de fato", tanto no governo como na Casa. Para ele, é preciso que se diga a verdade para a população, que paga impostos. (TB)



Omissão



Carlos Giannazi (PSOL) elogiou a análise do deputado Olimpio Gomes e citou estudo da ONG Voto Consciente, que tem considerado baixa a produtividade da Assembleia: "Os deputados não aprovam os seus próprios projetos", enfatizou. E criticou "a pouca fiscalização (do Executivo) realizada pela Casa", por existirem diversos pedidos de CPI "paralisados e engavetados". (TB)

alesp