Mais atenção para as santas casas


13/04/2011 17:08

Compartilhar:


Agradecimento, responsabilidade e indignação. Três sentimentos que marcaram o primeiro discurso de Ulysses Tassinari (PV) na tribuna da Assembleia como deputado estadual. O médico com mais de 40 anos de profissão escolheu como tema as dificuldade financeiras enfrentadas pelas santas casas de misericórdia, que são responsáveis por mais de por mais de 1/3 dos leitos do SUS.

O deputado citou levantamento da Federação dos Hospitais e Santas Casas do Estado de São Paulo (Fehosp) que aponta um prejuízo operacional de R$ 4 bilhões por ano com o SUS, por conta da desatualização da tabela. Segundo Ulysses, de cada 100 reais que os hospitais gastam no atendimento, recebem apenas 60 reais. "Isso é uma bola de neve que vai endividando cada vez mais as nossas santas casas".

Durante o discurso, o parlamentar também criticou alguns parâmetros do Ministério da Saúde. De acordo com o deputado, em Itapeva, a unidade hospitalar oferece condições de se realizar procedimentos de alta complexidade em cirurgia vascular e ortopedia. No entanto, o Ministério da Saúde só autoriza este tipo de atendimento em áreas com 1 milhão de habitantes. "Os nossos pacientes esperam de três a quatro anos para serem operados de ligamento de joelho. O que poderia ser resolvido facilmente em Itapeva", ressaltou o parlamentar.

alesp