Servidores públicos protestam durante abertura dos trabalhos da Assembléia


01/02/2001 17:40

Compartilhar:


Durante a Sessão Inaugural da 3.ª Sessão Legislativa da 14.ª Legislatura da Assembléia Legislativa de São Paulo, o governador em exercício Geraldo Alckmin enfrentou o primeiro ato de protesto desde que assumiu o cargo. Funcionários da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Secretaria do Meio Ambiente ocuparam as galerias da Casa para protestar contra o fim das comissões de representantes dos trabalhadores nas empresas e autarquias estaduais.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sintaema), Elisabeth Tortolano, o secretário do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, está perseguindo líderes da última campanha salarial da categoria. Ela afirma que as atividades sindicais estão proibidas nas empresas e autarquias sob o controle da Secretaria e vários sindicalistas foram transferidos de seus postos. "A Cetesb, por exemplo, já demitiu pessoas que se manifestaram nas assembléias", afirmou Tortolano.

No momento em que o presidente da Assembléia, Vanderlei Macris, concedeu a palavra ao governador em exercício, os manifestantes gritaram palavras de ordem e ergueram faixas com frases contra Tripoli e o presidente da Cetesb, Dráusio Barreto. De acordo com a estimativa da Polícia Militar, cerca de 80 pessoas participaram do protesto. Segundo o sindicato, havia 200 manifestantes nas galerias.

alesp