O segredo da produtividade nas pequenas propriedades


23/03/2004 16:44

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Edson Gomes

Em recente reunião no Palácio dos Bandeirantes, o Governador Geraldo Alckmin solicitou ao Deputado Edson Gomes (PFL) uma pesquisa sobre o desempenho e produtividade das pequenas propriedades. Gomes percorreu diversas propriedades rurais de 1 a 10 alqueires, onde conversou com vários proprietários. O objetivo foi saber qual o "segredo" de se tirar da terra o sustento da família.

Entre as respostas obtidas: "Trabalhar unido com a família e ter muita garra" - Maximiano e Elisabete Pelarin, proprietários da Estância Bela Vista, em Estrela D'Oeste; "Começar devagar, fazer investimento e aproveitar tudo que puder da sobra de uma cultura para ajudar outra" - José e Rosa Gonçalves, proprietários do Sítio do Seu José, em Populina; "Trabalhar, investir em tecnologia, pesquisar mercado e acreditar" - Hashu e Marcos Suzuki, proprietários da Estância Suzuki, em Pereira Barreto; e "Sem apoio da Casa da Agricultura e da Embrapa nós não teríamos conseguido esta produtividade e renda" - José Cardoso de Oliveira e Nilcéia, proprietários do Sítio São José, em Marinópolis.

Rentabilidade

O material produzido em fita de vídeo, livreto e slides está pronto para ser entregue ao governador do Estado, ao vice-governador, aos secretários de Estado Duarte Nogueira e João Carlos de Souza Meirelles, ao presidente da Faesp e ao Coordenador da Cati.

Segundo Edson Gomes, "este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de provar que a pequena propriedade rural, se bem trabalhada, pode ser rentável". Ele acredita que, se cada trabalhador rural usar a terra, o sol, a água, o apoio técnico e financeiro, e o suor de seu rosto para trabalhar, tirará dela a rentabilidade necessária para o sustento de sua família e para a geração de novos investimentos. "Preservar, trabalhar, acreditar e inovar são os grandes segredos de cada um desses pequenos produtores", garante o parlamentar.

egomes@al.sp.gov.br

alesp