Baixada Santista pode ganhar mamamóvel


11/11/2003 15:04

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Em indicação dirigida ao governo do Estado, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) reivindicou a aquisição de um ônibus adaptado com mamógrafo - o mamamóvel -, para diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres da Baixada Santista. Para a deputada, o equipamento é fundamental para atender as áreas periféricas, onde a população tem dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

Já existe um mamamóvel percorrendo a periferia de 19 municípios da região Noroeste do Estado. A iniciativa faz parte de um projeto do Hospital do Câncer de Barretos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto Avon. "Desde maio, mais de 3.500 mulheres já tiveram suas mamas examinadas no ônibus. São atendidas mulheres na faixa etária entre 40 e 69 anos de idade, sendo que 43% das que se submeteram ao exame nunca haviam feito uma mamografia", explica Prandi.

A Baixada Santista apresenta alta incidência de câncer de mama. Estatística da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) aponta que o número de óbitos por câncer de mama na região cresceu 39,6% entre as mulheres de 50 a 59 anos, no período que vai de 1979 e 1999, superando as médias de crescimento estadual (29,5%) e nacional (14, 5%).

Desde que foram tornadas públicas as estatísticas sobre a incidência de câncer de mama na Baixada Santista, Prandi tem reivindicado aos governos estadual e federal a intensificação de ações para combater a doença na região.

Em indicação protocolada no início de outubro, a parlamentar propôs diretamente ao governador Geraldo Alckmin a definição de um programa regional para prevenir e combater a doença. Ela também sugeriu que o Estado promova pesquisa aprofundada sobre as razões que colocam a Baixada à frente do ranking de incidência. A deputada fez, ainda, um apelo ao ministro da Saúde, Humberto Costa, pedindo apoio para o desencadeamento das ações regionais.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp