Febem terá novo modelo pedagógico


13/05/2005 12:52

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) participou, nesta quarta-feira, de reunião com o governador Geraldo Alckmin sobre a implantação de novas unidades da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). As duas unidades, para Sorocaba, com quarenta vagas cada uma, foram confirmadas e deverão ser instaladas anexas ao complexo da Febem em Aparecidinha.

"Como me posicionei em outras oportunidades, é de extrema importância que os menores infratores cumpram as medidas aplicadas a eles na cidade ou próximo à cidade onde cometeram o ato infracional, pois é perto da família que nós poderemos recuperar esses jovens", afirmou a parlamentar.

Serão criadas 25 unidades com modernos conceitos de construção, espalhadas por 17 municípios. Pelo novo plano é prevista a implantação de cursos que levem em consideração a vocação regional da cidade onde funcionará a unidade da Febem. "Em Sorocaba, a prefeitura mantém convênio com a Universidade do Trabalhador que leva cursos profissionalizantes aos adolescentes infratores, garantindo a eles, após o período de internação, chances de ingressar no mercado de trabalho local. É um modelo que vem dando certo", observou a deputada.

Outra novidade é a criação de uma cooperativa que oferecerá possibilidade de renda a internos e ex-internos por meio da produção de itens e oferta de serviços à própria Febem, outros órgãos do Estado e à comunidade. A cooperativa também funcionará como elemento de conexão entre o jovem e o mercado de trabalho, propiciando geração de renda ao adolescente.

Todos os jovens terão acesso à educação básica, com classes de aceleração que os conduzirão à série adequada ao seu nível de conhecimento, já que muitos chegam às unidades atrasados em relação aos estudos.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp