Deputada é escolhida relatora da CPI da queima da palha da cana-de-açúcar


11/10/2007 12:34

Compartilhar:


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada na Assembléia Legislativa de São Paulo para definir novos prazos para a eliminação gradual da queima da palha da cana-de-açúcar, escolheu a deputada Vanessa Damo (PV) como relatora.

De acordo com a lei estadual atualmente em vigor, as queimadas nos canaviais devem ser totalmente abolidas em 2031. A intenção da CPI é antecipar esse prazo, já que essa prática é extremamente nociva ao meio-ambiente, pois afeta o solo e polui o ar. Além disso, as queimadas causam doenças respiratórias que comprometem a qualidade de vida de muitas famílias do interior do Estado de São Paulo.

"As queimadas da palha da cana são, em grande parte, responsáveis pelas emissões brasileiras de gases causadores do efeito estufa. Também por causa disso, sabemos que o Brasil ocupa vergonhosamente o 4º lugar no ranking mundial de poluidores", destaca Vanessa Damo.

"Além disso, é possível produzir energia limpa e renovável a partir do bagaço da cana-de-açúcar, o que contribui muito para que o Estado não enfrente futuras crises de energia, além de minimizar o impacto ambiental", afirma a deputada.

Como relatora da CPI, a deputada vai elaborar um estudo, baseado em visitas aos municípios atingidos, e em pareceres de especialistas, juristas, ambientalistas e pesquisadores. "Será um trabalho importante em defesa do meio-ambiente e da qualidade de vida dos trabalhadores do setor e das pessoas que moram nessa região do Estado, que vivem, em grande parte, do setor sucro-alcooleiro. Essa é a bandeira de meu partido", diz Vanessa.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp