Deputado pede atenção do governo para a criação da Secretaria Estadual da Melhor Idade


04/10/2007 11:39

Compartilhar:


Em pronunciamento realizado no plenário da Assembléia, o líder do Democratas, deputado Estevam Galvão, parabenizou a população da terceira idade pelo Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1/10. Ele aproveitou para citar a importância de as autoridades darem atenção especial a esta população e ao projeto de sua autoria que tramita em regime de urgência na Casa, autorizando a criação da Secretaria Estadual da Melhor Idade.

"Hoje nós comemoramos o Dia Nacional do Idoso. A cada dia, a expectativa de vida aumenta de maneira espetacular. Em 1940 a expectativa de vida do brasileiro era de 45 a 46 anos. Já em 1980, este número passou para 63 anos e hoje a nossa expectativa de vida, em São Paulo, é de aproximadamente 73,7 anos, caindo um pouco no Nordeste, para 72, e melhorando no Distrito Federal, Santa Catarina e outras regiões do sul do país", afirmou o deputado.

Para ele, a população da terceira idade já possui algumas conquistas, como a criação do Estatuto do Idoso. No entanto, ainda há muito que ser feito. "Hoje, temos o Estatuto do Idoso, mas não vemos ainda a sua aplicabilidade. É importante que o idoso receba nosso carinho, amor e respeito, e que alguma coisa se faça com urgência. Nós, homens públicos, precisamos dar nossa contribuição para que a legislação e o Estatuto sejam de fato cumpridos", defendeu.

Ao final, o líder do Democratas fez um apelo aos demais parlamentares e ao governador José Serra, para que o projeto voltado para a criação da Secretaria da Melhor Idade seja aprovado e sancionado pelo governo do Estado o quanto antes. "Este projeto é importante para que o governador, o prefeito e outros governadores proporcionem mais qualidade de vida aos idosos. Aproveito o momento para pedir o apoio dos meus pares a este projeto e conclamo o governador para que o item seja sancionado", reforçou.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp