CPI das Santas Casas aprova requerimentos do relator


13/02/2009 18:06

Compartilhar:


A Comissão Parlamentar de Inquérito das Santas Casas, presidida pelo deputado José Bittencourt (PDT), criada para investigar a situação financeira dos hospitais no Estado, aprovou, na quarta-feira, 11/2, requerimentos do deputado Mauro Bragato (PSDB) que convida para depoimentos os presidentes de conselhos, federações, cooperativas e associações de médicos e hospitais, e representantes de entidades de defesa do consumidor.

Ainda por sugestão de Bragato, relator da CPI, a comissão aprovou a realização de reuniões com as diretorias de algumas Santas Casas para prestarem informações sobre as condições das finanças dessas entidades de saúde.

O deputado questionou também a situação dos hospitais privados. O gerente administrativo e financeiro do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, Paulo Sérgio Malafai, afirmou que há uma apreensão por parte das entidades de saúde privadas.

"Atravessamos uma crise econômica mundial e a previsão é que o futuro não será tão generoso para as entidades com fins lucrativos, havendo demissões em vários setores. A tendência é de corte nos planos de saúde, o que pode afetar os hospitais privados e sobrecarregar o Sistema Único de Saúde (SUS)", declarou Malafai.

O secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas, por proposta do deputado Pedro Tobias (PSDB), também deve ser ouvido oportunamente.

Os baixos valores pagos pelo SUS é apontado pelos parlamentares como o maior problema que as entidades filantrópicas de Saúde como as Santas Casas vem enfrentando. O presidente da Associação da Federação das Santas Casas do Estado de São Paulo, José Reinaldo de Oliveira, vai falar à CPI na próxima terça-feira, 17/2, às 15h.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp