Opinião - Política à parte, AME é conquista da população


20/01/2009 16:24

Compartilhar:


Na última sexta-feira, 16/1, tivemos a satisfação de acompanhar o governador José Serra na inauguração da primeira unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), entre quatro a serem instaladas no Vale do Paraíba e Litoral Norte. O primeiro AME fica em Caraguatatuba e desde que entrou em funcionamento, em 1º/12, já realizou cerca de duas mil consultas e cinco mil exames, facilitando a vida da população daquela região.

Ficamos muito contentes com a inauguração, pois, a vinda do AME para a região contou também com nosso empenho junto ao governador, que, sensibilizado, estabeleceu as quatro unidades. Cada uma delas, a exemplo de Caraguatatuba, terá capacidade para realizar cerca de 14 mil consultas por mês, 30 mil exames e mais de 300 pequenas cirurgias. A próxima unidade a entrar em funcionamento é a de São José dos Campos, cuja inauguração está prevista para maio próximo. O AME de Taubaté também parece ter finalmente deslanchado e a expectativa é de que ainda nesse ano entre em funcionamento. Para isso, é necessário o empenho na construção ou adequação de um prédio, o que é de responsabilidade da prefeitura. Feito isso, ao Estado caberá equipar, manter e custear o bom funcionamento da unidade. Portanto, mais uma vez, estamos ao lado da população de Taubaté e região, que independente de qualquer enfoque político que queiram dar à questão, necessita urgentemente de um atendimento mais eficiente e com resultados mais rápidos na área de saúde.

Lamentavelmente, percebemos mais uma vez que há pessoas que tentam confundir a população e levar alguma vantagem política em tudo. A conquista do AME é do povo. Não aconteceu apenas pelo esforço desse deputado - que apóia o governador na Assembleia e mantém com ele um relacionamento dos mais produtivos - e da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, mas também pelo empenho e esforço de outras pessoas que só desejam o bem de Taubaté.

Depois de ter passado por um longo período de indefinição da prefeitura e de várias tentativas de desqualificar essa conquista, só agora, após perceber que a vinda do AME seria irreversível, é que os principais responsáveis pela saúde no município esboçaram alguma reação e trataram de resolver o impasse, antes que fossem responsabilizados pelo prejuízo que causariam à população.

De nossa parte, não importa se o AME vai funcionar no antigo "postão" ou em outro lugar, nem nos interessa interferir em questões administrativas, tanto do Estado quanto do município. Já fizemos nossa parte, viabilizando a parceria, agora o bastão está nas mãos da prefeitura e do Estado, embora caiba a nós o papel de fiscalizar se tudo vai ocorrer conforme determina a lei. O importante para a população taubateana e da região é que possa contar com os serviços do AME. E seria bom também, sempre, que cada um procurasse fazer a sua parte, sem ficar preocupado apenas em colher os méritos políticos, direcionando ataques desnecessários. Tanto o deputado quanto a prefeitura e o Estado têm o dever de trabalhar pelo bem do povo e, se isso ocorrer num clima de união, melhor para todos.



*Afonso Lobato é deputado estadual pelo PV e presidente da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte

alesp