Mais qualidade para os serviços de água e esgotos na Baixada


20/01/2010 10:07

Compartilhar:


A Sabesp pode ser alvo de reclamação junto à Corte Internacional dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) por prestar serviços de água e esgotos na Baixada Santista considerados "nocivos à saúde pública". A ONG Princípios, que atua no litoral paulista, anunciou a intenção de apresentar a queixa diante do surto de diarréia que está vitimando centenas de pessoas na região, principalmente em Guarujá (em cinco dias " de 30 de dezembro a 3 de janeiro, foram 780 casos notificados).

Suspeita-se de contaminação da água do mar ou da água que abastece a população. O Instituto Adolf Lutz recolheu amostras da água do mar nas praias de Astúrias, em Guarujá, e José Menino, em Santos, para análises. O resultado deve ser divulgado na próxima semana.

Há três anos, exatamente em janeiro de 2007, o deputado Fausto Figueira (PT) alertou às autoridades sanitárias para a qualidade da água fornecida pela Sabesp. Na época, o site da própria empresa indicava oito das nove cidades da Baixada Santista entre os municípios paulistas que lideravam a lista com os piores indicadores de qualidade da água.

Bertioga, Praia Grande, Guarujá, São Vicente, Peruíbe, Mongaguá, Santos e Itanhaém já apresentavam, no período de janeiro a outubro de 2006, entre 7 e 17 parâmetros em desconformidade com os padrões de qualidade de água para consumo humano. Além de questionar a concessionária dos serviços de água e esgoto sobre as medidas adotadas para a solução do problema, Fausto Figueira encaminhou ofício ao Ministério Público, reivindicando sua atuação no caso.



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp