Da Tribuna


11/08/2011 20:30

Compartilhar:


Santas casas em crise



Vitor Sapienza (PPS) lamentou a situação das santas casas do interior de São Paulo. Segundo o parlamentar, a crise está acontecendo devido à insuficiência de recursos e falta de atuação nas regiões em favor dos hospitais. Elogiou o deputado Itamar Borges, criador da Frente Parlamentar para a Valorização das Santas Casas. Sapienza acredita que essa frente, junto de uma série de movimentos, podem vencer essa crise que, para ele, prejudica principalmente as classes mais necessitadas. Sapienza sugeriu ao governo federal a isenção de impostos relacionados a água e energia para essas entidades, visando diminuir seus gastos e auxiliar nas despesas. (DV)



Vale do Paraíba



Marco Aurélio (PT) comentou a reunião, realizada nesta semana, da Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação da Bacia do Rio Paraíba do Sul, coordenada pelo deputado Afonso Lobato (PV), na qual dois passos foram dados: primeiro, a marcação de uma audiência pública em São José dos Campos com a participação dos membros da frente e, depois, a definição de uma reunião com os presidentes das câmaras municipais de todas as cidades do Vale do Paraíba. Mencionou também as dificuldades enfrentadas pelo Hospital Frei Galvão. O deputado manifestou ainda alegria pela comemoração do seu primeiro Dia dos Pais, no próximo domingo.(DV)



Falta de investimento



"Os países que estão em desenvolvimento, para se igualarem às grandes potências mundiais, devem fazer investimentos na área da educação e tecnologia. ", falou Welson Gasparini (PSDB). O deputado comentou que a muitas pessoas, mesmo com diploma na mão, algumas vezes são analfabetas por causa do pouco investimento na educação, e reclamou da ausência de uma faculdade federal na região de Ribeirão Preto. O parlamentar fez um apelo à bancada do PT para ajudar a convencer a presidente Dilma Roussef e o ministro da Educação a instalarem uma faculdade federal na cidade. (GN)



Reajuste salarial



Olímpio Gomes (PDT) agradeceu a presença na Assembleia de José Catarino, presidente da Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema, e também da escritora Cleuza Badanai, que se filiou ao partido e é pré-candidata a vereadora da cidade de São Paulo. Ele reclamou que no dia 15/7, o governador Geraldo Alckmin prometeu enviar projeto de lei para o reajuste salarial dos policiais militares e agentes penitenciários, mas até o momento a proposta ainda não foi encaminhada à Casa. "O governo é ótimo em fazer anúncios, mas não para cumpri-los", afirmou o parlamentar. (GN)



Luta contra o álcool



Jooji Hato (PMDB) comentou o seminário promovido pela Câmara dos Deputados realizado nesta quinta-feira, 11/8, na Assembleia. O encontro teve como pauta o uso abusivo do álcool e foi presidido por Geraldo Resende, deputado federal pelo Mato Grosso do Sul. O tema foi debatido com a sociedade civil organizada, ONGs e autoridades competentes. Segundo o deputado, além do uso abusivo do álcool trazer grande prejuízo à sociedade, compromete recursos que poderiam ser utilizados em outras áreas. O parlamentar lembrou que o álcool causa desagregação familiar, câncer, cirrose, pancreatite. "Essa luta é uma luta de todos nós." (GN)



Aumento para os policiais



Dirigindo-se aos policiais paulistas, Edson Ferrarini (PTB) garantiu que o aumento de salário anunciado pelo governador em breve chegará ao Legislativo para votação. O deputado esclareceu que teve garantias tanto do governador quanto do comandante-geral da PM de que o aumento virá e será não na forma de abono, mas no salário-base, e será extensivo a aposentados e pensionistas, e retroativo a partir do mês de julho. O parlamentar disse que este aumento é extremamente necessário e, apesar de pequeno, vai chegar, pois a polícia de São Paulo merece, é a melhor do país e talvez a mais mal paga", finalizou.(DA)



Falta de medicamentos



Carlos Cezar (PSC) falou sobre a falta de medicamentos de alto custo no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, hospital de referência, que atende pacientes de toda a região. O parlamentar citou alguns casos de pessoas que não conseguiram remédios para tratamento de doenças graves, apesar de serem casos que exigem atenção. "Há remédios que custam mais de mil reais, valor maior que o salário de muita gente", disse. O deputado pediu que a Secretaria de Saúde providencie os medicamentos em falta e disse que "a saúde precisa ser tratada de forma correta, e o remédio de alto custo é um direito do paciente e um dever do Estado". (DA)



Morosidade no Judiciário



Carlos Giannazi (PSOL) referiu-se ao pedido de desculpas que o desembargador Magalhães Coelho fez pela demora de uma década no julgamento de indenização pedida por Diva Ferreira, no caso de seu filho morto em 2000 após ser atropelado por uma viatura da Polícia Militar. Isso, para o deputado, é uma mostra da morosidade e burocracia do Judiciário paulista, que sofre com falta de funcionários, que também recebem baixos salários. O parlamentar pediu a realização de concurso, uma vez que há falta de 15 mil servidores. Ele lembrou ainda que na legislatura passada pediu a instalação da CPI do Judiciário para dar mais transparência ao órgão. (DA)

alesp