Governo vê cursos das Fatecs como de nível pós-médio

Durante reunião com os deputados da Frente Parlamentar em Defesa das Fatecs o secretário Meirelles revelou os planos do governo para elas
25/03/2004 17:10

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

Agendar para as próximas semanas uma nova audiência pública na Assembléia Legislativa visando uma mobilização para defender o nível superior e universitário das Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Foi com este objetivo que o deputado José Caldini Crespo (PFL), 2.º secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, coordenador da Frente, saiu nesta quarta-feira, 24/3, da audiência com o secretário da Ciência e Tecnologia, João Carlos Meirelles, da qual participaram também o deputado Nivaldo Santana (PcdoB), a presidente da Associação dos Docentes das Fatecs, Elaine Skorzensky, e o diretor da Fatec de Sorocaba, professor Marcos Garcia Costa, entre outros. A reunião com o secretário foi agendada para se tratar do conteúdo do projeto de lei 706/2002, de autoria do deputado Crespo, que cria um Centro Universitário para as Fatecs e as retira do Centro Paula Souza. O encontro se estendeu por aproximadamente duas horas. Para o deputado Crespo, a audiência foi positiva do ponto de vista dos esclarecimentos, mas preocupante em relação aos planos que o governo tem para as Faculdades de Tecnologia.

Depois de ouvir de Meirelles quais são as intenções do governo estadual em relação ao ensino tecnológico, Crespo até agradeceu a franqueza do secretário na abordagem do tema. "O secretário foi muito claro. Ele disse que o governo é contra a criação do Centro Universitário ou de uma Universidade Tecnológica, como também é contra a incorporação das Fatecs na Unesp. A intenção do governo é criar Centros Profissionalizantes de Tecnologia, apenas", destacou Crespo.

Ensino pós-médio

Segundo revelou o secretário João Carlos Meirelles, para o governo estadual, as Fatecs, embora importantes, não são consideradas unidades de nível universitário. "O governo encara as Fatecs como unidades de cursos pós-médios, ou seja, de maior nível que o ensino médio (antigo colegial), mas de nível inferior ao ensino universitário. Acredito que a proposta do governo para as Fatecs seja enquadrá-las nos moldes das Community Colleges existentes nos Estados Unidos. Ali o aluno que terminou o ensino médio (hight school) e não deseja ir para a universidade, recebe uma formação profissionalizante intermediária", detalhou Crespo.

O parlamentar lembrou, entretanto, que "a cultura das Fatecs é outra e precisa ser respeitada. A rigor, o que nos parece é que querem degradar as Fatecs, transformando todos os cursos tecnológicos em pós-médios e não mais de graduação. Mas nós, da Frente Parlamentar em Defesa das Fatecs, a professora Elaine Skorzensky e a representação acadêmica das Fatecs não concordamos com isso".

Ao final do encontro com o secretário, os deputados e os representantes das Fatecs decidiram pela necessidade de uma nova audiência pública para tratar do tema, assim como pela mobilização em torno da garantia de que os cursos das Fatecs sejam considerados de graduação e de nível superior, do terceiro grau. Crespo ficou de agendar nos próximos dias uma data para essa audiência pública.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp