Plantando o futuro

Parlamento Jovem
14/11/2003 18:36

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Uma experiência bem sucedida na cidade vizinha foi a inspiração para que Wagner Alexandre Viana, de Itanhaém, fosse candidato pelo Partido da Agricultura, com o projeto das Hortas Escolares Comunitárias. "Em Itariri, município vizinho a Itanhaém, foi aprovada pela Câmara uma lei, que instituiu as hortas nas escolas, e deu muito certo", afirma Wagner. "A merenda fica reforçada pelas hortaliças cultivadas na escola, o que é uma economia."

Para Wagner, de 18 anos, há uma boa área agriculturável nos terrenos das escolas, que normalmente ficam abandonados, cobertos de mato ou servem de depósito de entulho e ferro velho - carteiras quebradas, madeiras velhas. O que o jovem deputado quer demonstrar é que, em uma área de terra, mesmo pequena, é possível criar uma pequena horta, plantar e colher, "desenvolver um espírito de ação comunitária, de amor à terra", em suas palavras.

Diretor de assuntos regionais da UMES-ITA (União Municipal dos Estudantes Secundaristas/Itanhaém), filiado ao PT e ao Partido da Agricultura, Wagner já vive o mundo político em sua cidade. Critica duramente a administração municipal, que, em sua opinião, está péssima. "Para se ter uma idéia, a Prefeitura funciona quatro horas por dia."

Primeiro terminar o colégio, depois tentar faculdade de Letras, em Santos ou em São Paulo, pois Itanhaém é pequena e não tem faculdade. "Tenho preferência por São Paulo. Gostaria de conseguir entrar na USP". E a carreira política? Para quem já é militante, participa dos assuntos comunitários e escolares, tem uma visão dos problemas e procura por soluções para melhorar a vida em sua cidade, a política é uma realidade próxima. "Talvez comece disputando a vereança em minha cidade. Mas, primeiro, tenho que terminar o ensino médio", afirma o deputado Wagner, em seu primeiro mandato.

alesp