Notas de Plenário


17/10/2006 17:52

Compartilhar:


Patinando

A dez dias do segundo turno das eleições, o deputado Palmiro Mennucci (PPS) avalia que o momento é de reflexão. O deputado lamenta que ainda seja muito grande a parcela da população excluída pela pobreza: "Podemos ser campeões na tecnologia e na cultura. Por que, então, somos campeões do retrocesso?", lamentou. "O Brasil tem patinado nos índices de desenvolvimento e crescimento." Mennucci prega o investimento de verbas públicas em programas sociais e a redução da carga tributária a fim de combater a pobreza e retomar o desenvolvimento. Além disso, o deputado disse que é necessário promover a educação, fundamental para que o povo tenha a real noção de que está em suas mãos mudar os destinos do país.

Desvio de finalidade

"Documentos dos meios acadêmicos da Universidade de São Paulo revelam irregularidades na extensão universitária", declarou Carlos Neder (PT). Segundo o deputado, com a denominação de extensão universitária estão sendo realizadas atividades diversas que não estariam de acordo com a finalidade da extensão, como cursos pagos realizados por fundações vinculadas às faculdades. Neder afirmou que, de acordo com os documentos, os fundos universitários são hoje divididos entre as quatro pró-reitorias, as quais já recebem verbas do ICMS e de instituições de fomento, relegando as extensões a segundo plano e privilegiando a política de parcerias com a iniciativa privada, o que, a seu ver, muda o foco da universidade.

Recuo do investimento

Pedro Tobias (PSDB) comentou matéria veiculada nesta segunda-feira, 16/10, pelo jornal Folha de S. Paulo, que denuncia o desvio de verbas do Fundo de Telecomunicações. Tobias criticou o governo federal pelo descontrole e pelos programas que considera assistencialistas, como o Bolsa Família. Segundo ele, estes não atingem o problema central, que é o desenvolvimento para gerar empregos e renda. Tobias lamentou o recuo de 17% do investimento estrangeiro no país por falta de regras claras para o investidor.

Frango tomado

A boa votação que garantiu sua reeleição para uma cadeira na Assembléia paulista foi motivo de agradecimento de Orlando Morando (PSDB), dirigido especialmente aos eleitores do ABC, onde, segundo ele, obteve 90% de seus votos. "A grande qualidade do homem é o trabalho com coragem e determinação para honrar seus compromissos", afirmou, lembrando ter sido o vereador mais jovem de São Bernardo do Campo, sua cidade natal, aos 21 anos. Hoje com 32, Morando acha que juventude combina com política. Ele criticou a entrada de produtos automobilísticos chineses no mercado brasileiro, representados no Salão do Automóvel. Segundo o deputado, a indústria estabelecida no ABC já mostra sinais de preocupação. "Não quero vir aqui depois do jogo para reclamar do gol perdido, do frango tomado", disse, alertando para a necessidade de se prevenir para que a indústria nacional não sofra com a concorrência.

Reeleição

Donisete Braga (PT) agradeceu a seus eleitores por tê-lo conduzido pela terceira vez a um mandato de quatro anos na Assembléia Legislativa. O deputado reafirmou lealdade aos compromissos assumidos em sua última campanha e garantiu que continuará lutando e se dedicando ao povo paulista. Braga destacou sua atuação em relação à preservação do meio ambiente e enfatizou que, em 2007, lutará pela aprovação da Lei da Represa Billings. "Esta é uma reivindicação que o ABC cobra há muito tempo do governo e espero que a Assembléia debata com contundência a questão no próximo ano", declarou. A cobrança da recuperação e de mais investimentos do próximo governo para o Hospital Nardini, no município de Mauá, foi outro assunto abordado pelo parlamentar.

Fome no Brasil e no mundo

Segundo Ana Martins (PCdoB), resolver a questão da fome no mundo e no Brasil é um desafio ainda não vencido por governos, cientistas e universidades. Martins afirmou que o capitalismo não soube, até o momento, resolver essa questão tão crucial. "O capitalismo e, agora, o neoliberalismo não puderam resolver a fome no mundo porque o objetivo de ambos é o lucro e não o ser humano." A parlamentar disse também que a fome atinge crianças, mulheres e negros, especificamente, e os pobres de forma geral. "Quem passa fome são os pobres. Os ricos, não. Eles têm em abundância e desperdiçam", declarou a deputada.

Duke Energy

Suposta ilegalidade cometida pela empresa Duke Energy, multinacional que controla o sistema da represa de Jurumirim, foi denunciada por Salim Curiati (PP). "A Duke Energy, uma empresa multinacional, tenho certeza, não pode continuar o que está fazendo, liberando as águas da represa Jurumirim e causando prejuízos a toda a região", disse. O deputado fez um apelo às lideranças partidárias na Assembléia e à liderança do governo para que tomem providências junto ao Executivo estadual com o objetivo de que seja apurado o abuso e que cessem as ações ilegais praticadas pela empresa.

alesp