Transporte para pacientes de Balbinos


24/03/2008 16:26

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembléia Legislativa, Donisete Braga (PT), enviou indicação ao governador José Serra solicitando um micro-ônibus ou uma van para o Departamento de Saúde de Balbinos, cidade com cerca de 1.500 habitantes da região de Bauru. Este pedido foi feito ao deputado quando da sua visita à cidade, em 15/3, ocasião em que se reuniu com lideranças políticas na Câmara Municipal.

"Diante da pequena estrutura de saúde pública do município e da necessidade de acompanhamento médico específico, o paciente é encaminhado a hospitais da região", disse Braga. "Daí a necessidade de um veículo que possa transportá-lo". Ele observa que o transporte dos pacientes atualmente é feito em ambulâncias, que não comportam mais do que dois pacientes por viagem. "Além disso, há casos em que a dificuldade de mobilidade do paciente inviabiliza o transporte de mais de uma pessoa", acrescenta.

Donisete Braga lembra que Balbinos conta com uma unidade de saúde básica " o Centro de Saúde Municipal " e com profissionais capacitados, como médicos, cirurgião dentista, protético, fisioterapeuta e enfermeiros, entre outros. Entretanto, ressalta, a unidade de saúde presta à população serviços de baixa complexidade, como consultas pré-natais e consultas de clínica médica em geral. "Quando o paciente precisa de atendimento médico de média ou alta complexidade é levado para fora do município, daí a necessidade do micro-ônibus ou da van", afirma.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp