Deputado homenageia colônia japonesa por centenário de imigração


18/02/2008 09:59

Compartilhar:


O deputado Estevam Galvão (DEM), ao fazer uso da tribuna na última quinta-feira, 14/2, homenageou a colônia japonesa no Brasil pelo centenário de imigração. Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, o democrata faz parte da comitiva de parlamentares que irá estruturar as atividades relativas às comemorações do centenário.

"A história nos conta que a imigração japonesa no Brasil começou em 1908. Eles vieram atrás de promessas mirabolantes e, ao final, acabaram trabalhando até em regime escravagista nos cafezais. Mas este povo trabalhador venceu pela sua pertinácia e conquistou seu espaço no Brasil. Atualmente, temos representantes da colônia em todos os segmentos, a exemplo do comércio, indústria, educação, agricultura, esportes e política", disse o deputado.

Durante seu discurso, Estevam prestou homenagem especial à colônia japonesa de Suzano, "grande responsável pelo desenvolvimento da cidade", segundo ele. "Entre outras conquistas, Suzano ocupa hoje o 19º lugar em arrecadação de ICMS no Estado, e isso se deve em grande parte à colônia japonesa, que tanto fez em prol da nossa população", declarou.



História



O centenário da imigração japonesa tem como marco a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, em 18 de junho de 1908, trazendo as primeiras 165 famílias do Japão para trabalhar nos cafezais do oeste paulista. Até 1940, cerca de 180 mil japoneses já haviam saído do país natal para trabalhar no Brasil.



egalvao@al.sp.gov.br

alesp