Requerimento de informações sobre livros da rede pública


29/05/2009 17:55

Compartilhar:


Roberto Felício (PT) protocolou nesta quinta-feira, 28/5, requerimento de informação, novamente dirigido à Secretaria de Estado da Educação, para que o órgão preste esclarecimentos sobre a nova remessa de livros adquiridos e distribuídos de maneira equivocada pelo governo do Estado para alunos na faixa de nove anos de idade.

Para justificar o novo requerimento " já que outro havia sido efetuado há uma semana pelo mesmo motivo " Felício diz que novamente a imprensa traz reportagens que evidenciam a "forma descuidada como vem sendo gerida a rede estadual de ensino de São Paulo, ao noticiar que o livro Poesia do dia " poetas de hoje para leitores de agora, voltado para adolescentes e adultos, é utilizado em salas de aula com alunos na faixa dos nove anos de idade".

Na opinião do deputado, casos como este tem se tornado uma lamentável rotina nas escolas estaduais e, portanto, necessitam de maiores esclarecimentos. "Não se trata de termos uma postura moralista diante da questão, posto que determinadas obras, inadequadas para determinada faixa etária, podem ser utilizadas em atividades com alunos mais velhos. O que questionamos é a falta de critérios para a seleção e destinação dos livros", diz o deputado.

Para Felício, além da necessária solução dos casos que vêm ocorrendo este ano, "é necessário que a Secretaria Estadual da Educação tome providências com o objetivo de criar um sistema de seleção e decisão que leve em conta, verdadeiramente, critérios pedagógicos que contribuam para a qualidade do ensino e para a adequada formação de nossas crianças e jovens".



rfelicio@al.sp.gov.br

alesp