Dia dos jogos do Brasil na Copa de 2014 pode ser feriado escolar


15/12/2011 13:16

Compartilhar:


Um dos objetivos da proposta de feriados escolares é aliviar o trânsito no horário de pico em dias de jogos. As escolas públicas e particulares de todo o Estado de São Paulo deverão ficar fechadas durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2014. A proposta é do deputado Marcos Neves (PSB), ao estabelecer, no Projeto de Lei 1164/2011, que será feriado escolar nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2014.

Um dos objetivos da proposta de feriados escolares é aliviar o trânsito no horário de pico em dias de jogos. Algumas partidas da primeira fase começarão às 13h, horário em que estudantes estão retornando para casa ou indo para a escola. Outro objetivo da medida é permitir que estudantes assistam aos jogos.

"É reconhecido no Brasil inteiro que, nas grandes cidades, pelo menos, há um impacto no trânsito muito grande em torno da mobilização dos alunos no período escolar, eu creio que isso resolveria bastante a questão da mobilidade", afirma Marcos Neves.

A proposta não compromete o período letivo de 2014. Segundo o deputado, as escolas terão tempo hábil para programar a reposição das aulas, já que a legislação brasileira exige que sejam cumpridos 200 dias de calendário letivo, mas não define datas. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional prevê que o calendário escolar possa se adequar às peculiaridades locais, sem reduzir o número de horas letivas.



marcosneves@al.sp.gov.br

alesp