Emenda destina recursos para programas de prevenção às enchentes no Vale

Verbas beneficiarão famílias que vivem em áreas de risco na região
17/01/2001 17:14

Compartilhar:


Com a chegada do verão e, por conseqüência, do período de chuvas, as regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte sofrem com os alagamentos, as inundações e desabamentos. Segundo estimativa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão ligado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, há cerca de 120 áreas de encostas de morro sujeitas a desabamento em toda a região, pondo em risco constante algo em torno de 30 mil pessoas, perfazendo um total de seis mil famílias.

O deputado estadual Salvador Khuriyeh (PSB) apresentou ao Orçamento do Estado de São Paulo para 2002 uma emenda que prevê recursos para a implantação de medidas de prevenção a inundações ao longo da bacia do rio Paraíba do Sul e providências para evitar desabamentos nas áreas de encosta.

Com os recursos conseguidos por Salvador Khuriyeh, será possível criar programas que minimizem os efeitos das inundações e protejam as famílias de áreas de risco. A região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com grande índice pluviométrico, é propensa a sofrer com as chuvas, como demonstraram os fatos recentes no Vale Histórico, Alto Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e região litorânea, que tiveram casos de inundações, desabamentos e famílias inteiras desabrigadas.

Com a aplicação dos recursos conseguidos por Khuriyeh, toda a região do Vale do Paraíba e adjacências terá como amenizar os efeitos das chuvas e oferecer alternativa às famílias que porventura venham a sofrer prejuízos causados pela precipitação pluviométrica.

alesp