Apoio à economia de água


19/03/2004 15:26

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) manifestou nesta quarta-feira, 17/3, apoio ao Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água , lançado pelo governo do Estado no último dia 10. A proposta pretende oferecer bônus de 20% a quem economizar igual porcentagem no consumo de água.

No mesmo dia, convênio entre a Sabesp e o Secovi (sindicato da habitação) envolveu os condomínios no programa, fator decisivo para seu sucesso, já que 55% da população da região metropolitana de São Paulo vive em prédios.

O convênio prevê a realização de cursos, palestras, cartilhas, entre outras ações, além da criação de um grupo de estudos para verificar a viabilidade da adoção da medição individualizada do consumo. A conta de água representa 13% das despesas de um condomínio.

Investimento

O programa de economia, por enquanto, se restringe a municípios abastecidos pela Sabesp na capital e região metropolitana. O desconto nas contas passou a valer na segunda-feira, 15/3, e se estenderá até 15/9. Vale tanto para a população como para as empresas públicas e privadas, comércio e indústria.

Utilizando recursos do Fundo de Recursos Hídricos, o governo também vai investir R$ 1,2 milhão para trocar os equipamentos hidráulicos e consertar vazamentos de 50 prédios escolares de grande porte, com alto consumo de água, abastecidos pela bacia hidrográfica do Alto Tietê.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp