Fórum Brasil - União Européia


31/10/2003 18:00

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O deputado Arnaldo Jardim (PPS), membro da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa de São Paulo, participou do Fórum Brasil - União Européia: novas etapas, novas oportunidades, novas políticas sociais, realizado nos dias 29 e 30 de outubro, em São Paulo.

O Fórum teve como objetivo estreitar relações entre o Brasil e União Européia, com destaque para a análise da situação atual destas relações, como perspectivas de comércio e investimentos e as possibilidades em matéria de infra-estrutura e comunicações, além de questões como segurança jurídica e política agrária.

O evento, organizado pela Fundação Euroamérica, reuniu o comando empresarial dos dois países, além de autoridades de maior relevância. Representando o Brasil estiveram presentes, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Sebastião Soares, o secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, além do secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior, Mário Mugnaini Júnior, e o diretor de Estratégia do Grupo Santander, José Juan Ruiz.

Representando a União Européia estiveram presentes o primeiro-ministro da Espanha, José María Aznar, o ex-ministro das finanças da Espanha, Carlos Solchaga, o presidente do Conselho Econômico e Social da Espanha, Jaime Montalvo, a vice-presidente da Comissão do Mercado das Telecomunicações da Espanha, Elisa Robles Fraga, o secretário de Comércio e Turismo da Espanha, Franscisco Utrera, o ex-ministro de Assuntos Europeus do Reino Unido, Lord Garel-Jones, o ex-ministro de Administração Pública da Espanha, Joaquín Almunia, além do ex-ministro das finanças da França, Edmond Alphandéry.

"A Espanha, nos últimos anos, tornou-se um dos maiores investidores no Brasil. Para se ter uma idéia, empresas como a Telefônica, OHL, o Banco Santander, entre outras, foram responsáveis por vultosos investimentos nas áreas de infra-estrutura e financeira no país", afirmou Arnaldo Jardim.

Para Arnaldo Jardim, o debate foi muito oportuno para afinar normas legais, que dão sustentabilidade aos investimentos. "Quero destacar a oportunidade desse debate entre o Brasil e a União Européia, uma vez que temos focado a questão da Alca. Esta é uma oportunidade para se festejar, no momento em que o superávit comercial está, cada vez mais, calcado na nossa relação com a Ásia, especificamente com a China. Portanto, o nosso País é uma nação que pode fazer um jogo internacional, e não apenas ficar restrito a esta dinâmica com a Alca", finalizou o deputado.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp