Simbolismo tradicional e realismo atual nas xilogravuras de Eliomar Tesbita

Emanuel von Lauenstein Massarani
20/11/2002 14:25

Compartilhar:


Eliomar Tesbita passou por uma experiência bem rica, assimilando, sempre de maneira original, alguns aspectos fundamentais da cultura baiana, passando do realismo ao expressionismo e à neofiguração. Essas várias fases de seu caminho artístico, na difícil arte da xilogravura, foram sempre acompanhadas de cuidadosas pesquisas sobre a região de Canavieiras, sua terra natal, sobre o cacau e sobre o homem do campo.

Mas o que conta para Tesbita - um misto de artista e de contador - é sua permanente fidelidade ao ser humano, aos seus problemas do dia-a-dia, aos produtos da terra -- em síntese, ao tenaz instinto humanístico que se destaca de cada obra, a exemplo das xilogravuras "Vila de Jacarandá-BA" e "Pescadores em descanso", doadas ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa.

A xilogravura é, antes de tudo, para o artista, a compreensão da condição humana --seja quando grava na madeira o idoso, a mão que colhe o cacau, a cabana de sapé, o pescador de camarão, o jangadeiro, as praias do litoral baiano, a procissão de São Boaventura --, obras nas quais a carga humana e o forte realismo de Eliomar são revividos numa situação entre o simbolismo tradicional e a realidade atual.

A sua denúncia vigorosa nasce do interior de uma complexa visão da realidade aberta a desenvolvimentos novos e positivos. O traço e as estruturas anatômicas se unificam numa figuração que resulta na participação comovida à condição humana, paralelamente à sua mensagem de liberdade vital.

O Artista

Eliomar Tesbita Monteiro nasceu em Canavieiras, sul da Bahia,em 1951. Transferiu-se para São Paulo, onde atualmente vive. Formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1980); especializou-se em crítica das Artes pela UNESP/APCA (1982); fez pós-graduação em Administração e Marketing pela ESPM (1987), em Administração Hoteleira pela SENAC (1997) e em Controladoria pela Fundação Álvares Penteado (2000).

Realizou mais de uma centena de exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, dentre as quais se destacam: I Salão de Arte Contemporânea de Jundiaí (1975); Conselho Consultivo dos Produtores de Cacau, Itabuna, BA (1978); V Salão de Belas Artes Brasil-Japão (1980); Centro Cultural de Novo Hamburgo, RS (1982); Galeria do SESI/FIESP, São Paulo (1985); VII Mostra de Arte da Faculdade Alcântara Machado, São Paulo (1993); Oficina de Xilogravura - SESC Pompéia - São Paulo (1995); Arte no Papel, Museus Banespa (1998); Galeria Funarte/AAPC, Sagrado e Profano, São Paulo (2001); e Arte em Xilogravura - Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, São Paulo (2002).

Suas gravuras encontram-se em acervos oficiais e particulares, dentre os quais destacam-se: Museu de Arte Contemporânea de Americana; Galeria do SESI/FIESP; Galeria Aliança Francesa; Galeria UCBEU; Casa da Cultura, Ilhéus-BA; Jornal Tabu Canavieiras-BA; Biblioteca Municipal de Canavieiras-BA; Esporte Clube Banespa; Clube Samambaia, Dourados-MS; Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo; Museu Banespa.

alesp