Comitiva reivindica centro para tratamento de fissurados


13/06/2005 19:52

Compartilhar:


Uma comitiva liderada pelo deputado Vanderlei Siraque (PT) reúne-se, nesta terça-feira, 14/6, com o assessor técnico de gabinete da Secretaria Estadual da Saúde, Albano da Franca Rocha. Além de Siraque, compõem o grupo a vereadora de Santo André, Maria de Souza Ferreira, a Loló, o diretor da Fundação Medicina ABC, Homero Nepomuceno, a presidente da Associação de Pessoas Portadoras de Deficiência Auditiva e Fissura Lábio-Palatal (ADAF), Marisa Dias, a diretora da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Regional Santo André, Claudia Inês Capp, e o chefe de cirurgias plásticas do Hospital Mário Covas, Willian Saliba.

O grupo pretende que as cirurgias dos fissurados sejam realizadas na região do ABC. Hoje, o local mais próximo para o procedimento gratuito é o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, que fica na cidade de Bauru.

A comitiva reivindica um convênio com o Governo do Estado a fim de obter auxílio para o tratamento de pessoas com fissura lábio-palatal. O grupo propõe a instalação de um centro de recuperação dos fissurados no Hospital Mário Covas, em Santo André, seguindo o modelo de trabalho realizado pelo Hospital de Reabilitação Crânio-Facial, em Bauru, uma referência nacional nesse tratamento. Mais conhecida como lábio leporino ou goela de lobo, a fissura lábio-palatal é uma fenda no lábio que pode atingir o céu da boca, chamado de palato. Algumas fendas chegam até a atingir a arcada dentária e o crânio. A fissura lábio-palatal pode ter várias causas: medicamentos utilizados pela gestante durante as primeiras semanas da gestação, herança genética, drogas e má nutrição da mãe, entre outros fatores.



vsiraque@al.sp.gov.br

alesp