Orçamento Regional

Opinião
02/09/2005 19:03

Compartilhar:


O povo de São Paulo começa a vislumbrar novos tempos! Isso porque a Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa tem se deslocado para realização de audiências públicas em diversas regiões, escutando os anseios e as necessidades da população para possivelmente contemplá-la no orçamento de 2006.

Em minha primeira experiência na vida pública como deputado estadual, tive uma grande frustração em relação ao orçamento. Nós, parlamentares estaduais, não podemos fazer emendas pontuais, isto é, não podemos contemplar nossa região ou, mais especificamente, uma cidade ou entidade com a apresentação de emendas. Portanto, resta-nos pedir, pedir e, às vezes, "mendigar" ao governo para que atenda a região que nos elegeu e, com razão, cobra uma atuação que contemple suas prioridades. Isto, sem dúvida, seria resolvido com uma verdadeira reforma política, na qual o voto distrital venha a ser instalado.

Com a Assembléia Legislativa se deslocando para as regiões, a esperança se renova. No Vale do Paraíba, as duas primeiras audiências foram realizadas em Guaratinguetá e Cruzeiro, com importante participação popular, já apontando as suas prioridades orçamentárias. Outras acontecerão no Vale do Paraíba e por todo o Estado, já que até outubro nós deputados apresentaremos as emendas, com a esperança de que, desta vez, há chances de mudar o enfoque na elaboração do orçamento.

Nesse momento de crise na vida política nacional, aplaudimos a atitude da Comissão de Finanças da Assembléia em abraçar os interesses populares. Esperemos, assim, contemplar reivindicações regionais para 2006, sempre com a seriedade de prestar contas e atender a população que representamos e que merece cada vez mais qualidade de vida, com políticas públicas elaboradas dentro das reais necessidades e expectativas regionais.

alesp