Voluntários e profissionais do combate ao câncer infanto-juvenil recebem homenagem


24/11/2008 17:59

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/cancerMAU_5593.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Voluntários, entidades médico-assistenciais, empresas e órgãos públicos foram homenageados em sessão solene presidida pelo deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), pela contribuição que dão à prevenção e ao tratamento do câncer entre crianças e jovens. A cerimônia marcou também a passagem do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, que se dá em 23 de novembro.

"Precisamos envolver toda a população, o governo do Estado e as secretarias municipais para que tenhamos mais voluntários, enfermeiros, médicos e façamos um diagnóstico precoce da doença", declarou Gondim.

Autor do projeto que institui o Dia Paulista de Prevenção e Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, o deputado destacou a importância do trabalho dos voluntários e os avanços obtidos nos serviços em São Paulo, mas lembrou também que os pacientes ainda enfrentam problemas como a dificuldade de transporte até os locais de tratamento e a longa espera em filas de atendimento.

Durante o evento, foram entregues placas de homenagem. Uma delas coube ao Instituto Ronald MacDonald, representado pelo gerente Marcelo Padilha. "O instituto, que existe há 10 anos, trabalha com uma rede que inclui voluntários, casas de apoio e hospitais", disse Padilha. "É essa rede que deve se sentir homenageada".

"Firmar o câncer infanto-juvenil como uma das pautas de saúde pública estadual deve ser um dos nossos principais objetivos", afirmou Renato Melaragno, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), também homenageada. "O câncer é a doença que mais mata crianças acima de cinco anos", ele observou.

Representante do secretário Luiz Roberto Barradas Barata, da Saúde, o presidente da Fundação Oncocentro, Edmur Pastorello, lembrou os avanços no acesso ao tratamento, em 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando aspectos como a queda na mortalidade infantil e a fabricação e distribuição de medicamentos. Ele também se referiu aos voluntários: "São os senhores que fazem com que as coisas aconteçam", afirmou, numa homenagem que também foi compartilhada por Jacinto Guidolin, da Universo (instituição que reúne entidades de assistência à criança em todo o país). "É uma satisfação ver o trabalho do voluntariado reconhecido pelo poder público", disse Guidolin.

Também foram entregues placas às voluntárias Maria Gertrudes da Luz Gomes e Margarida Giusti, à atriz Mayana Neiva e a Francisco Simões, da empresa Heads (pelo vídeo da campanha "A Solidariedade Deixa Todo Mundo Mais Bonito"), à empresa de telefonia TIM, a Carmen Prudente (homenagem póstuma), ao Instituto Nacional do Câncer (representado por Maria Tereza Costa) e aos médicos Oswaldo Peres (Instituto A. C. Camargo) e Maria Lydia Mello de Andréa (Hospital Darcy Vargas).

alesp