Solicitado restabelecimento de itinerários de linhas de ônibus santistas


01/03/2002 14:48

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) está solicitando o restabelecimento dos antigos itinerários das linhas de ônibus municipais 4, 6, 139, 158 e 194, de Santos. Em ofícios encaminhados ao prefeito Beto Mansur e ao presidente da CET, Manuel Gomes da Silva, a parlamentar afirma que foi procurada por usuários dessas linhas, que reclamaram dos transtornos causados pelas alterações. As mudanças causaram problemas, especialmente aos trabalhadores da Codesp e das outras empresas situadas nas imediações da praça Cândido Gafreé, além dos munícipes que procuram os serviços da Policlínica Centro Velho.

"As alterações fizeram com que os ônibus dessas linhas parassem num ponto bastante distante do antigo. Com isso, os usuários têm que andar uma distância maior até chegar aos seus locais de trabalho ou à Policlínica. Este percurso vem gerando inconvenientes especialmente para as mulheres, que têm sido molestadas ao longo do caminho", explica a deputada Prandi. Conforme foi relatado pelos usuários, antes, quando os ônibus trafegavam no sentido Macuco-Centro, ao sair da área do cais, entravam nas ruas João Otávio, General Câmara e Aguiar de Andrade, até seguir pela avenida João Pessoa.

Agora, atendendo determinação da CET, os circulares dessas linhas seguem diretamente pela João Pessoa, parando apenas no ponto próximo à rua dos Estivadores. "Antes, eles paravam num ponto junto ao posto da Brigada de Incêndio da Codesp, situada na General Câmara. Assim, as pessoas chegavam mais rápido ao destino e não ficavam à mercê de constrangimentos", reafirma Maria Lúcia, lembrando que o principal objetivo do transporte público coletivo é atender às necessidades dos cidadãos. De acordo com as informações levadas à deputada Prandi pelos usuários, a mudança no itinerário teria ocorrido porque a rua Aguiar de Andrade está esburacada, causando muitos gastos de manutenção com os ônibus.

alesp