Deputada é escolhida para homenagear o IAC


02/07/2007 17:11

Compartilhar:


Na última sexta-feira, 29/6, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) comemorou 120 anos de existência, que foram completados em 27/6. O evento contou com a presença da deputada Célia Leão, que foi escolhida para fazer um discurso de homenagem ao instituto em nome de todos os deputados federais e estaduais presentes na ocasião.

"Se o Brasil é hoje um gigante no agronegócio, o país deve isso ao IAC, que há 120 anos vem se dedicando a pesquisar e a estudar o campo da agronomia. É um momento único, um marco na história do Brasil", afirmou Célia Leão em seu pronunciamento. A deputada destacou ainda a importante participação dos funcionários do instituto: "Para traçar uma história de sucesso como esta, é preciso muito trabalho e dedicação. Portanto se alguém merece ser reconhecido e homenageados, são os colaboradores do IAC".

Também participaram da solenidade autoridades como o governador José Serra, o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, o ex-ministro da Agricultura, Luis Carlos Guedes Pinto, o prefeito de Campinas, Hélio da Costa Santos, o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Vaz de Lima, dentre outras.

Durante o evento, o IAC concedeu pre­mia­ções para personalidades como: Sílvio Crestana, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Geraldo José Arrivaben, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; João de Deus Santos, do Centro de Engenharia e Automação; Marcelo Bento Paes de Camargo, pesquisador científico; José Peres Romero, cafeicultor; Francisco Graziano, secretário de Meio Ambiente do Estado; e Ernesto Paterniani.

Em 2006, o IAC contou com um orçamento de R$29 milhões. Foram 600 projetos de pesquisa atendidos pela dedicação de 204 pesquisadores e 350 funcionários de apoio. Uma informação importante: 90% do café cultivado no Brasil utiliza variedades desenvolvidas em Campinas.

alesp