Parlamento Jovem - Da teoria à prática


22/11/2002 17:37

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Sentado na primeira fila do plenário Juscelino Kubitschek, Felipe Bonsenso Veneziano acompanha com atenção o discurso que um dos seus colegas deputados faz na tribuna. Como líder partidário, ele deverá exprimir em público a posição da sua bancada em relação à proposta que está sendo apresentada. Pela expressão grave do seu rosto, percebe-se a importância que dá a sua função.

A atitude compenetrada de Felipe poderia ser considerada corriqueira em qualquer parlamento sério do mundo, não fosse ele um "deputado" de apenas 13 anos. Aluno do Colégio Cidade de Piracicaba, foi selecionado para o Parlamento Jovem Paulista com um projeto que incorpora ao aulas de primeiros socorros ao programa da disciplina de Ciências no Ciclo II do ensino fundamental. "As escolas costumam tratar desse assunto de modo apenas teórico", justifica, enquanto exibe dados estatísticos: "Várias pesquisas comprovam que boa parte dos acidentes domésticos acontecem quando crianças estão sozinhas com as vítimas, por isso é preciso que os estudantes aprendam como se comportar nesses casos".

Felipe sonha com a Presidência da República, mas antes pretende passar pela carreira diplomática. Como deputado mirim, já demonstra talento para a negociação política: "Como líder da maior bancada, a da Educação, ajudei a aprovar todos os 31 projetos dos meus companheiros de partido com apenas cinco abstenções".

alesp