Seminário vai debater inclusão de conteúdos no Portal da Assembléia


17/10/2005 14:25

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O Comitê do Portal da Assembléia Legislativa de São Paulo " em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista, a Secretaria Geral Parlamentar e a Secretaria Geral de Administração " vai promover, no próximo dia 11/11, um seminário de capacitação focado na articulação das unidades administrativas do Parlamento paulista no trabalho de inclusão de conteúdos no Portal.

Com a iniciativa, os promotores pretendem organizar a participação de todos os setores da Casa no projeto e agilizar a elaboração e atualização dos conteúdos diretamente, num trabalho em rede dos servidores da Casa, com a utilização das ferramentas de tecnologia da informação.

É justamente essa dinâmica descentralizada que faz a diferença entre um portal e um site. Enquanto um site é gerenciado por um único departamento, normalmente o de informática, um portal pressupõe a colaboração direta de vários setores, o que permite que um volume muito maior de informações possa ser disponibilizado com grande rapidez.

Implantado em 10 de março deste ano, e com nova interface visual a partir de 19 de setembro, o novo Portal da Assembléia é resultado da decisão da Mesa Diretora de ampliar a participação do cidadão nas ações da Casa, modernizando o contato com a sociedade por meio da Internet e também implantar um processo dinâmico de fluxo de informações. Para viabilizar essa participação, o Portal utiliza ferramentas da Vignette " líder mundial em ferramentas de gestão de conteúdo ", que permitem facilidades como autenticação de usuários, personalização de conteúdos segundo perfis de usuários preestabelecidos, definição de controles de acesso, controle de prazos, gestão de campanhas, elaboração de relatórios estatísticos, integração com ambiente de rede, entre outras.

alesp