Equilíbrio da cor e modulação dos signos exaltam o sentido poético de Sérgio Grecco

Emanuel von Lauenstein Massarani
10/12/2002 16:12

Compartilhar:


Antes de alcançar a essência de uma escolha difícil, entre inúmeras solicitações que fascinam o olhar, o imediatismo das imagens de Sérgio Grecco é fruto de um longo trabalho e de uma longa maceração.

Em linguagem profundamente lírica, distendida em grandes espaços, cuja estrutura baseia-se sobre relações geométricas inusitadas e onde a cor tonal esconde com modulações de transparência leves e ricas, existe em sua obra uma clara vontade de objetivar o sonho, de defini-lo num espaço do qual não possa fugir, onde a cor e a forma semi-escondidas concorrem harmoniosamente e com sabedoria para esse fim.

O artista nos propõe, enfim, uma obra figurativa, onde a alma se perde em sintonia com a visão revelada num instante de graça da criação. Suas qualidades estão afinadas numa composição praticamente atmosférica

"Homenagem a Van Gogh", obra de Sérgio Grecco doada pelo presidente Walter Feldman ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, constitui-se num heterogêneo panorama de grande beleza, onde pássaros sobrevoam numa paisagem "sui generis", num contínuo e progressivo cromatismo que vai do amarelo-ocre dos campos ao azul do céu entrecortado por nuvens destemperadas.

O que mais exprime a pintura de Sérgio Grecco é a sua justa medida de interpretação da realidade, aliada à sua capacidade de síntese. O sentido poético do artista se exalta através do equilíbrio da cor, quanto pela modulação dos signos.



O Artista

Sérgio Panico Grecco nasceu em São Paulo no ano de 1950. Formou-se em Medicina, profissão que exerce em Serra Negra, paralelamente às artes plásticas.

Participou de numerosas exposições individuais e coletivas, dentre as quais merecem destaques: XVIII Salão de Artes Plásticas de Franca, X Salão de Artes Plásticas de Itanhaém, XXIII Exposição de Artes Plásticas Bunkyo (1994), IX Salão de Artes Plásticas de Itanhaém, XIX Salão de Artes Plásticas de Franca, XXIV Exposição de Artes Plásticas Bunkyo (1995) e VI Salão de Belas Artes de Serra Negra (2002).

alesp