Deputado reforça solicitações de prefeitos


28/03/2005 16:25

Compartilhar:


O deputado Mauro Bragato (PSDB) acompanhou, nesta terça-feira passada, 22/3, uma comitiva de prefeitos às Secretarias de Estado da Cultura e de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, demonstrando seu apoio às solicitações dos prefeitos na área cultural e de inclusão de seus municípios no programa Água Limpa, da Secretaria de Energia.

Recursos Hídricos

Mauro Bragato e os prefeitos de seis cidades foram recebidos pelo próprio secretário Mauro Arce, que se comprometeu a analisar os pedidos. O programa Água Limpa visa beneficiar, com obras de saneamento básico que incluem esgoto, recuperação ambiental e tratamento da água, municípios que não têm condição de bancar sozinhos esses trabalhos.

Estiveram presentes os seguintes prefeitos: Ernesto Antônio da Silva, de Andradina; Odair Silis, de Monte Castelo; Faiad Habib Zakir, de Iepê; Alberto César Centeio de Araújo (Iéia), de Rancharia; Valdemar Correa, de Salto Grande; e Osvaldo José Benetti, de Tupi Paulista. Também participou da reunião o assessor do secretário Mauro Arce, Sílvio Aleixo.

Para atender a todas as cidades, a idéia do secretário é fazer um projeto conjunto, já que os municípios são pequenos e não haveria possibilidade de se implantar o programa em cada um deles, isoladamente. Além desses pedidos, Bragato entregou também alguns ofícios dos municípios de Tarabai, Presidente Prudente, Irapuru e Indiana.

Cultura

Já na Secretaria de Estado da Cultura, Bragato e mais cinco prefeitos foram recebidos pelo secretário-adjunto, Edmur Mesquita, que disse que tentará atender aos pedidos e afirmou, ainda, que o intuito da Secretaria é buscar parcerias no setor privado para investimentos na área cultural.

Para a cidade de Tupi Paulista, o prefeito Osvaldo José Benetti pediu apoio da Secretaria às festas tradicionais da cidade e à ampliação do projeto Guri, que hoje atende a 300 crianças. O secretário ficou de analisar a possibilidade de oferecer alguns instrumentos musicais para ajudar nas festas e estudar o aumento da carga horária no projeto Guri. O Guri é uma iniciativa sócio-cultural que promove a socialização através da música, visando a formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais com membros na faixa etária entre 8 e 19 anos.

A ampliação do projeto Guri também foi uma das reivindicações do prefeito de Andradina, Ernesto Antônio da Silva, que foi acompanhado do vereador Pila. Além do Guri, eles solicitaram apoio a festividades do município, entre elas a do aniversário da cidade e a Marcha do Rei do Gado.

Para Santo Expedito, o prefeito Moisés Belloto pediu uma ampliação da Biblioteca Municipal. Foi sugerido pelo secretário Mesquita que a Secretaria entre com a informatização da biblioteca e o aumento do acervo de livros e a contrapartida do Poder Municipal seja a obra de ampliação. Foram solicitados, ainda, apoio para a banda marcial da cidade, com a doação de instrumentos, e a ampliação do projeto Guri.

Revitalização da Biblioteca Municipal também foi o pedido da cidade de Monte Castelo. O prefeito Odair Silis fez a solicitação, na esperança de que a biblioteca seja modernizada e informatizada.

Por fim, o prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi, apresentou um projeto cultural de lazer e entretenimento, que o município não conseguiu implementar, em razão da queda de arrecadação da cidade. Também solicitou um núcleo do projeto Guri e a informatização da biblioteca.

mbragatto@al.sp.gov.br

alesp