Sorteio de casas da CDHU é criticado em Cubatão


07/07/2005 16:47

Compartilhar:


A prática do sorteio de casas populares pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) foi criticada por participantes da plenária que a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) realizou em Cubatão, na segunda-feira, 4/7, para prestar contas de seu trabalho parlamentar. Também foram feitas críticas à Sabesp, por cobrar a taxa de esgoto com base no consumo de água, e ao governo do estado, por não investir na ampliação do ensino médio no município.

"Moradia é direito, não sorte. Tem de haver critérios e políticas corretas de atendimento aos movimentos organizados, populações faveladas e famílias em áreas de risco", afirmou Maria Lúcia.

A cobrança feita pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é considerada "absurda" pela deputada. Ela afirmou que, enquanto os consumidores residenciais pagam cada vez mais caro, outros têm água de graça e em abundância. "É o caso da Cosipa, que nada paga pela grande quantidade de água que retira do rio Quilombo para uso no processo industrial."

Maria Lúcia reiterou que o débito do governo estadual, na área da educação, é alto. O município possui apenas três escolas de ensino médio e não há transporte gratuito para os alunos que moram longe. No nível universitário, o gargalo é ainda maior, segundo a deputada. "Depois de muita pressão, o governo Alckmin autorizou a criação de uma Fatec em Cubatão, com previsão de funcionamento em 2006. Vamos acompanhar e fiscalizar para que o compromisso seja honrado", observou.

A precariedade dos serviços municipais de saúde, as deficiências de transporte, a disparidade entre a altíssima arrecadação do município e os baixos indicadores sociais também foram tratados durante a plenária.

Prestigiaram o encontro o presidente do diretório municipal do PT, Fábio Inácio, e Anderson Ferreira, membro do diretório. A plenária de Cubatão foi a sexta de uma série de nove, realizadas nos municípios da Baixada Santista. Mais de 750 pessoas já participaram das reuniões em Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Bertioga, além de Cubatão.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp