Marcha dos Prefeitos é um marco na organização dos municípios, diz 1º secretário


11/11/2009 19:51

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), afirmou na abertura da Marcha Paulista em Defesa dos Municípios, nesta quarta-feira, 11/11, que o movimento fará história na luta municipalista do Estado de São Paulo.

"Este encontro é um marco para a organização dos municípios do Estado de São Paulo. Ficará registrado na história da luta pelo fortalecimento dos municípios paulistas. Tenho certeza de que esta Marcha se repetirá cada vez mais forte todos os anos e afirmando cada vez mais o papel do município em nosso Estado", disse.

Carlinhos prosseguiu comentando as dificuldades que os prefeitos enfrentam para administrar os seus municípios. "Todos os dias os prefeitos têm que tomar decisões e resolver os problemas da comunidade que está ali diretamente cobrando. Como toda a administração, mas de maneira muito mais dramática, os municípios têm dificuldades de recursos para fazer frente a todas as necessidades da população", acrescentou.

Carlinhos lembrou a atenção com que o presidente Lula recebeu os prefeitos por ocasião das marchas para Brasília. "A Marcha dos Prefeitos a Brasília é tradicionalmente muito bem recebida pelo presidente Lula. Os prefeitos reivindicam, cobram, dialogam e estabelecem pactos com o governo federal para fortalecer o município", destacou.

"Na nossa Constituição há algo maravilhoso, que é o reconhecimento do município como um ente da federação. Ele não é subordinado ao Estado nem à União. Ele é parte integrante da federação brasileira. Esta importância que conseguimos colocar na Constituição, temos que colocar na prática", concluiu.

A Marcha Paulista em Defesa dos Municípios encerra nesta quinta-feira, 12/11. É uma iniciativa suprapartidária para exigir soluções em áreas estratégicas como saúde, educação e segurança pública. A principal reclamação dos prefeitos é que os municípios estão assumindo cada vez mais obrigações que são de responsabilidade do governo estadual sem receber a devida contrapartida.



carlinhos@carlinhos.org

alesp